Top 5 – Filmes sobre Pedofilia

Esse Top 5 é uma homenagem a Roman Polanski, diretor de O Bebê de Rosemary e O Pianista entre tantos outros filmes, preso essa semana acusado de pedofilia. Décadas atrás. Pra quem não sabe, ele nunca mais voltou nos Estados Unidos devido ao caso, e foi preso recentemente na Suíça. Esse é pra você, Polsk!

5- O Lenhador (The Woodsman, 2004) de Nicole Kassell (who?)

woodsman_002

Taí um ótimo filme com o Kevin Bacon, provavelmente na interpretação de sua carreira (depois de Footloose, claro). Tem um elenco super estranho, com Mos Def (Guia do Mochileiro das Galáxias), Kyra Sedwick, Michael Shannon (indicado ao Oscar por Foi Apenas um Sonho) e Benjamin Bratt (Amor nos Tempos do Cólera e ex-namorado da Julia Roberts). Só podia dar bosta, né? Mas não, é um filme bem bacana, que mostra como uma pessoa que foi presa por pedofilia tem que lidar com a sociedade depois disso. É muito difícil humanizar esse tipo de personagem, se identificar, entender as motivações. 9 dias depois que esse filme foi lançado, foi sancionada na California uma lei que diz que as pessoas tem o direito de saber se seus vizinhos já foram acusados de crimes sexuais. Tema bem polêmico.

4- Pecados Íntimos (Little Children, 2006) de Todd Field

27_little_children

Difícil fazer um Top que não tenha a Kate Winslet, né? Esse filme me decepcionou um pouco pois li o livro antes e não tem como não comparar. Little Children do Tom Perrota é ótimo. Mas ainda assim é um bom filme, com excelentes interpretações. O Jackie Earl Haley, que não filmava fazia 13 anos, tem provavelmente uma das melhores interpretações de um pedófilo no cinema. Se eu fosse um, certamente teria um poster dele no meu quarto, entre o Macaulin Calkin e o Haley Joel Osment. No filme, Jackie interpreta Roonie, um homem acusado de ser pedófilo e que tem que conviver com os ataques da comunidade onde vive com sua mãe. No livro a pedofilia é até mais explítica, não há dúvidas quanto ao crime que ele cometeu. E mostra um pouco o aspecto de quase vício, onde a pessoa tenta não ser pedófilo, mas não consegue. Mas o filme também é bem eficiente, e a cena onde Roonie entra na piscina pública e as pessoas vão saindo, como se ele tivesse alguma doença contagiosa, é bem marcante.

Essa foto eu botei só porque é sexy. Humm...

Essa foto eu botei só porque é sexy. Humm...

3- Dúvida (Doubt, 2008) de John Patrick Shanley

Doubt-02-4

E então, Philip Seymor Hoffman pegou ou não pegou o menininho? É claro que pegou (I feel a tear coming…). Difícil falar de pedofilia e não falar de padres, né?Fiquei na dúvida entre esse e o Má Educação, mas gosto mais de toda a construção de Dúvida. Os personagens são muito bem construídos, e interpretados por um Dream Team absurdo de bom (se o filme fosse ruim, era ouro no top da semana passada). Numa escola católica, uma freira acusa um padre de abusar sexualmente de um aluno. O filme tem embates sensacionais, um roteiro muito bem escrito, e é realmente envolvente. Filme classicão, mas de qualidade. Eu gosto até da direção, embora muita gente reclame. Aborda um outro aspecto também, e de forma muito surpreendente, o da família do abusado. Viola Davis Rulez!

2- MeninaMá.com (Hard Candy, 2005) de David Slade

Hard-Candy-Ellen-Page_l

Payback is a bitch. Nesse caso, a Bitch é Ellen Page, uma menina que decide vingar uma amiga depois que ela é abusada sexualmente por um pedófilo que a conheceu na internet. Page tá perfeita, e gosto muito da simplicidade do filme. Suspeito até que tenha sido uma peça antes, tem toda a cara de ter sido. Baseado apenas nos diálogos e nas atuações, o filme é de se contorcer na cadeira, principalmente se você for homem. O velho truque de cortar as bolas fora. Interessante ver também os atores se repetindo. Aqui temos Patrick Wilson, que também fez Segredos íntimos. Kevin Bacon fez Sleepers, Lenhador e Sobre meninos e Lobos. Hoffman fez dúvida e Felicidade.

1. Mistérios da Carne (Mysterious Skin, 2004) de Gregg Araki

myst

Vi esse filme numa Maratona e sempre falei: Assiste, Wicked Sis, é bom! Ce acha que ela me ouviu? Não! Demorou 5 anos pra ela acreditar. Odeio quando não seguem meus conselhos. Agora que desabafei, tenho que dizer que é um ótimo filme. Ele vai growing in you, e confesso que fiquei totalmente chocado, mesmo quando já era óbvio que o menino não tinha sido abduzido por ETs e sim, abusado sexualmente. É estranho, ele é bem envolvente, as atuações são fodas, eu me senti testemunhando o filme, e não assistindo. E é uma perspectiva diferente de todas que citei acima, é pelos olhos das crianças, de quem foi abusado e tem que viver o resto da vida com isso. Bem chocante e ainda assim prazeroso de assistir.

Menção Honrosa vai pra um dos filmes mais chocantes de todos. Ele ganhou o Oscar de melhor filme, e muita gente ignora seu conteúdo pedófilo. Mas vou deixar um vídeo, que diz mais do que um parágrafo de texto. Confiram:

About these ads

5 respostas a Top 5 – Filmes sobre Pedofilia

  1. 5. Lenhador – Não vi… Preciso remediar? É urgente? rs

    4. Little Children – Mto bom! Ainda mais pq não li o livro. E realmente, a atuação do Roscharc é fantástica! Oscar nele! rs

    3. Doubt – Tb acho: Pedófilo! Quem não deve, não teme. Quanto a direção, nem é tudo isso. Estranha, se quer saber…

    2. Menina má.com – Não consigo terminar de ver! hahaahha. Sempre levanto no meio, ou durmo ou sei lá. E olha que tem Ellen Page de tanquinho de fora! O.O Go figure…

    1. Mysterious Skin – Mas o que importa é que eu vi! E amei! E nem lembro da sua dica, vc deveria ter sido mais enfático. E vc, viu The Wackness? Guess not! Então não enche, sr number 2!rs

  2. step twin diz:

    5- Lenhador – insuportavelmente chato…

    4 – Little Children – maravilhoso

    3 – Doubt – mto bom, porem tem falhas, especialmente de direcao

    2 – Menina ma – acho otimo!

    1 – mysterious skin – fodao!

    os da rafa eu nao vi qse nada, nem vou comentar :P hauahaua

    e adoro Gigi, e essa musica eh otima! mas eh mto ped!!

  3. renato diz:

    …então, eu não acho que o Padre, em Doubt, seja pedófilo, mas vou ver de novo pra saber se perdi alguma sacada do filme.

  4. […] podem ser oscar-worthy, podem ser precoces… difícil julgar crianças. E como os posts de filmes com pedofilia booomba toda semana, acho que vamos virar ídolo dos pedófilos depois de hoje (outrageous, não […]

  5. IagO diz:

    eu ja assisti o lenhador e interessante pra pensar. Porem no filme ele foi preso por assassinato e nao por pedofilia.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: