Top 5 – Filmes de Super-heróis

Ontem a noite eu e Fil combinamos de postar um Top 5. Cada um jogou um tema na mesa e optamos pelo do Fil: Top 5 – Filmes de Ação. O problema é que eu sou péssima com o gênero, primeiro por não ser dos meus gêneros preferidos, e depois porque eu nunca sei quando um filme é ação e não sci-fi, ou o que seja. Realmente fico muito perdida e, depois de mostrar como seria meu top 5 pro Fil, decidimos que ele faria o Top temático (já que as escolhas dele são realmente os meus preferidos – se aquilo for mesmo ação, rs) e eu ficaria com o tema que tinha sugerido: Super-heróis. E foi o que fizemos, ainda que ele tenha vindo dar um pitaco no meu post. Eu estava restringindo a filmes que continham origem nos quadrinhos, mas abri uma exceção porque ele insistiu que tinha tudo a ver com o tema, e tem mesmo.

5. Kick-Ass (2010)


Que incrível não? O filme estreou sexta-feira e já entrou aqui no meu top super-heróis! Mas pra ser sincera, tem muito filme super estimado nessa leva heróis, sendo o maior exemplo deles a saga Homem-Aranha, que eu acho bem bobinha, pra ser sincera, ainda que eu tenha uma simpatia pelo Sam Raimi. Mas voltando ao quinto lugar do top, ele ganha pontos comigo por diversos motivos: primeiro porque não se tratam de heróis com poderes do além, mas de gente como a gente, que sai por ai levando muita porrada, com roupa de borracha, tentando imitar aquilo que admira. Sem contar que o diretor e produtor Matthew Vaughn foi rejeitado por todos os estúdios e teve que levantar o dinheiro pro filme todo sozinho, o que lhe proporcionou controle artístico total do material, e um filme redondo, com muita violência e nasty words (eu ficaria com peninha da Chloe Moretz, mas fucked it, a garota tem os pais mais liberais EVER). Saí do cinema com a sensação de dinheiro bem gasto e um filme a adicionar na minha coleção.

Resta saber se a continuação Kick-Ass 2: Balls to the Wall, programada para 2012, vai manter o clima do primeiro filme e merecer integrar um Top 5. Realmente espero que sim, mas antes disso vamos poder avaliar o diretor com seu próximo trabalho de heróis: X-Men First Class (sei não hein, Michael Fassbender no elenco or not, ainda fico com medinho).

4. Watchmen (2009)


Essa provavelmente vai ser a escolha a gerar mais controvérsia nesse top, e antes que me perguntem porque eu não coloquei o V de Vendetta aqui nesse lugar, a resposta é que eu não encontrei um site respeitável que classificasse ele como super-herói, já a turma de Watchmen se enquadra perfeitamente nesse top. Mas a controvérsia vem do fato de muitas pessoas (incluindo 99% dos meus amigos) terem achado o filme uma merda… mas eu vou ser bem sincera e dizer que eu gostei bastante. Tinha acabado de ler os quadrinhos de Alan Moore e David Gibbons uns meses antes e estava com a história e personagens frescos na cabeça, e acho que foi uma adaptação bastante fiel (até o bigulin’ azul do Dr Manhattan aparecia como nos quadrinhos), que me agradou bastante. Até a escolha do elenco, incluindo Malin Akerman como Silk Spectre II acabou dando certo, e os trailers ficaram sensacionais, com climão e música do The Smashing Pumpkins. But then again eu curto umas paradas que o povo odeia, vide o primeiro Hulk, do Ang Lee. Quanto mais eu assisto aquele filme, mais eu gosto. Vai entender…

3. Os Incríveis (2004)

Alguém tem alguma dúvida de que esse foi o filme que o Fil exigiu que estivesse no Top? Acho que não. E no começo fiquei meio assim, afinal trata-se de um roteiro original da Pixar e o fato de ser uma animação 3D, e um dia ainda vamos fazer esse top (animações 3D, já que a 2D bomba aqui no blog). Mas falando do filme, é certamente um dos meus preferidos nessa categoria, e os personagens são sensacionais: desde os membros da família Parr, até o vilão Syndrome (voz do hilário Jason Lee), e a hilária Edna Mode (voz do simpático diretor e roteirista do filme, Brad Bird). Os Incríveis se encaixa facilmente na linha dos desenhos “adultos” da Pixar trazendo heróis decadentes, problemas familiares, e piadinhas politicamente incorretas (vide: “You married Elastigirl? Oh and got biz-zay!”). Receita certa pra figurar entre meus filmes preferidos de super-heróis. Medalha de bronze pra família Parr!

2. X-Men (2000)


Muita gente prefere o X2, mas não é o meu caso. Eu realmente fiquei muito surpresa, positivamente falando, quando assisti ao primeiro filme da saga no cinema. Eu diria que X-men foi o primeiro filme de super-heróis dessa nova leva, que começaram a ficar visualmente muito bons e a dar montanhas de dinheiro pros Estúdios, mas isso é mentira. O primeiro filme a ressuscitar o gênero foi Blade, o caçador de vampiros, que by the way é o filme preferido de um grande amigo meu. Já eu nunca vi. Acho que a última coisa que assisti que tinha o Wesley Snipes no elenco foi Jungle Fever (1991) do Spike Lee, rs. Quanto ao filme de Bryan Singer, era inovador, sombrio, e camuflava questões como preconceito e intolerância em personagens extremamente carismáticos, ainda que eu tenha ficado um pouco broxada com o casting da Vampira (Rogue). Adoro a Anna Paquin, nada contra, mas a Vampira dos quadrinhos e do desenho era uma super-mulher, isso sim. Quem sabe no futuro ainda não rola um filme dela a nível? Bryan reviveu os filmes de um “público” jovem de uma maneira adulta como não se via desde os filmes da leva Batman, de Tim Burton. Falando nisso…

1. The Dark Knight (Batman – O cavaleiro das trevas, 2008)


… resolvi que Tim Burton ficaria “de fora” do top, pois eu elegeria apenas um filme da leva Batman pra representar o herói aqui no Wicked Twins, e por mais que eu ache sensacional Batman – O Retorno (1992), com Michael Keaton como Homem morcego, Michelle Pfeiffer como Mulher Gato e Danny DeVito como Pinguim, não tinha como não deixar ele sentadinho ao lado do filme mais sensacional de um super-herói já produzido: The Dark Knight! Eu lembro de achar o Batman Begins bem legalzinho e ter dado nova vida ao Bruce Wayne, mas não se compara a continuação, e isso por si só é um feito do diretor Christopher Nolan. Claro que o maior crédito do filme não vai nem pro Nolan, nem pro malcriado Christian Bale, nem muito menos pra belezura (not!) da Maggie Gyllenhaal, mas sim pra Heath Ledger, vencedor do Oscar de ator coadjuvante pelo filme. Ele é o coração – sombrio – do filme. Morrer um pouco antes do filme “ajudou”? Certamente. Mas isso não desmerece seu trabalho como ator, nem sua imortalização como Coringa (Jack Nicholson quem?). E ainda tem o Aaron Eckhart como Harvey Dent Duas Caras pra completar o alto-nível do filme.

Alguém tinha alguma dúvida que era o primeiro lugar? Era tão óbvio que fica até boring. Vai que não ia ter sido tudo – de bizarro – se eu tivesse colocado O Quarteto Fantástico em primeiro lugar? Ok ok, ou um filme bonzinho como Hellboy? Mas não, a medalha de ouro é do Dark Knight e ninguém tasca. Nem Homem de Ferro, nem Homem Aranha, nem Homem Whatever.

E por hoje é só!

3 respostas a Top 5 – Filmes de Super-heróis

  1. Dennis diz:

    Eu não gosto mto de filme de super heroi!! Pode ser pq eu não lia quadrinhos, acho tudo meio ok… só gosto de Dick Tracy <3<3<3 e o Batman 2! o 1o do tim acho ok tb, nao sei pq a galera acha o jack nicholson tao genial nesse filme…

    mas ó meu sonho é ver Supergirl, faye dunaway assando 1 frangão!!!

  2. Marcelo Moreira diz:

    Concordo com sua lista, inclusive com a afirmação de que o mega-foda “V” não é filme de herói. Parabéns!!

  3. Dennis diz:

    ih, o link q eu mandei virou 1 buraco branco… enfim, era a faye assando 1 frango com seus super poderes… vale a pena conferir manda supergirl e faye dunawawy no youtube q é 1 dos 1os videos!

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

