Top 5 – Filmes com vampiros

Chega mais uma quarta-feira e mais uma vez está na hora de montar um novo Top 5! Isso é tããão divertido, você não faz idéia. E como tema da semana, sugeri que tanto eu, quanto meu wicked twin, elegessemos nossos cinco filmes com temática vampiresca preferidos. Vou dizer, foi mais difícil do que imaginava, e aqui vai o resultado final:

5. Entrevista com o Vampiro (1994)

interview-with-the-vampire-157

Vou dizer que quase deixei de fora esse filme, mas tenho que reconhecer sua importância maior: juntar Brad Pitt, Tom Cruise (que na época não era loser, pelo menos não abertamente) e Antonio Banderas num único filme. Clap, clap, clap! Palmas pro Neil Jordan, diretor do filme. Sem contar que a Anne Rice merece pelo menos um posto no meu ranking, embora eu tenha odiado o livro. Achei que seria putaria sem fim e sangue… doce ilusão. Minha maior bronca com o filme foi escolher a Kirsten Dunst pra viver a pequena Claudia. Sou muito mais a pseudo-revoltadinha-lésbica Evan Rachel Wood, mas acho que ela era muito nova pro papel. Anyway, vamos ao número 4…

4. Anjos da Noite (2003)

underworld

Minha musa vampira, ou vampira musa, não importa: Kate Beckinsale! Lembro até hoje quando fui ao cinema assistir Anjos da Noite, e que surpresa: um bom filme sobre vampiros e lobisomens (aka Lycans). Dirigido por Len Wiseman (aka maridão da musa), o filme parece tingido de um azul sombrio que serve de pano de fundo pra muita ação e efeitos incrivelmente aceitáveis. Mais do que merecido estar no top 5, já que gerou uma mitologia por si só, com duas continuações: Anjos da Noite 2: Evolução (2006) e Anjos da Noite 3: Ascensão (2009). Espero que daqui a três anos outro filme da franquia apareça, e que volte a centrar a história na belíssima Selene.

3. Nosferatu (1922)

nosferatu

Finalmente! Um clássico para nosso Top 5 da semana. Em 1921, F. W. Murnau decidiu fazer uma adaptação do livro Dracula, de Bram Stocker, para os cinemas. Obviamente, tendo sido negado os direitos de adaptação, a produção do filme foi processada pela viúva de Bram Stocker e assim acabou a história. Ou assim teria acabado caso o diretor não tivesse trocado o nome do personagem para Nosferatu e criado sua própria versão dos fatos. Nasceu então um dos maiores clássicos não só do gênero terror mas, também, do cinema mudo. Pra ter noção, tenta assistir o filme sozinho em casa, de noite. Funciona… até hoje.

2. Drácula, morto mas feliz (1995)

dracula

Mais uma pérola do diretor Mel Brooks, e certamente um dos filme mais hilários que já assisti em toda minha vida. Não tem como não rir com Leslie Nielsen e cia tirando sarro de tudo que é “sagrado” no mundo dos vampiros. A cena em que o próprio Brooks, interpretando o Prof. Abraham Van Helsing (ha!), e e Steven Weber, que interpreta o galã Jonathan Harker, tentam acabar com a vida da morta-viva dentro de sua catacumba no cemitério é de chorar de rir. Ou então a cena da hipnose, sabe qual é? Se não sabe, vá logo assistir antes que eu spoilerize mais essa obra-prima do gênio Brooks.

1. Drácula (1931)

frances-dade-bela-lugosi-dracula-1931

Aqui está! O Drácula dos dráculas: Sr Bela Lugosi!!!!

Eu não consigo ouvir falar em Drácula sem formar uma imagem mental do Bela Lugosi na minha cabeça. Esse pra mim foi o ator que personificou o Conde Drácula como nunca antes e nunca depois. Sua intensidade como o personagem, sua sensualidade, seu carisma, está tudo lá. E faz dele meu número 1! É uma pena saber que depois de todo seu sucesso, Bela Lugosi ainda morreu na rua da amargura sem um centavo pra pagar o próprio funeral. Pra quem não conhece o final de sua vida é só assistir o filme Plano 9 do Espaço Sideral (1959), ou a comovente interpretação do Martin Landau como Lugosi em fim de carreira no filme Ed Wood, de Tim Burton.

obs final: eu faria uma menção honrosa ao filme de Buffy – A caça vampiros (1992), por ter originado uma das melhores séries que a Tv americana já produziu, mas depois da notícia dessa semana, de que nem Joss Whedom nem elenco original da série fariam parte da brincadeira, mudei de idéia.

E finalizo o post do dia com mais uma imagem do vampiro n° 1, para essa wicked sister:

bela-lugosi

Bela Lugosi

8 respostas a Top 5 – Filmes com vampiros

  1. Wicked Brother diz:

    Eu podia jurar que tinha comentado aqui!

    Vamos fazer uma Vamp Night? Bela Lugosi, Leslie Nielsen e Buffy?

  2. ro.of diz:

    buffy = éca!!
    só pra provocar…rss

    adoooorando!
    bjos

  3. kamilly diz:

    eu amei esse filme queria que pasase dinovo na
    globo adorei esse filme de paixão
    bjsss…….
    e realizem o meu pedido por favo………

  4. ftostes diz:

    Não entendi… qual pedido?

  5. sheyla diz:

    amo vampiros; já assisti a maioria dos filmes.

  6. tami diz:

    como assim??? quase deixou de fora??? ENTREVISTA COM O VAMPIRO é o melhor filme de vampiros que ja fizeram… muito antes disso tudo vira modinha por aí!!!!

  7. gabriela diz:

    muito bom
    eu tenho uma locadora e adoro pesquisar essew tipo de filme que fazem sucesso mesmo antigo né!!!

    obrigada;D

  8. Sheyla diz:

    AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
    Filmes de vampiros; tenhos vários; estou procurando reunir todos em DVD; é difícil, tem muitos antigos; mas é fantástico!

Deixe uma Resposta

