A Hard Top Night – Musicais

Maldito dia que escolhi esse tema como Top 5. Depois de quebrar a cabeça por hooooras, cheguei num Top 13,  sofri pra selecionar 8, e por fim usei minha criatividade em formas diferentes de burlar as regras que nós mesmos criamos. E eis aqui meu top, e meus prêmios criativos.

5 – Funny Girl – Uma Garota Genial – 1968

barbra

Hello, Gorgeous!

Eis um clássico musical. O primeiro filme da carreira de uma das divas mor dos musicais, Barbra Straisand. Tantas cançõess marcantes, My Man, Dont Rain on my parade, People, Sadie, Sadie, I’d rather be blue over you… Pra quem não sabe, o filme foi a maior bilheteria do ano de 1968. O par de Barbra, Omar Sharif, só conseguiu o papel porque Miss Strainsand VETOU Frank Sinatra. Now, that’s a real diva! Ainda foi lá, convenceu um diretor foda (e surdo) a fazer o filme, e ganhou o Oscar. Clap, Clap, Clap! Well deserved!

4- Hedwig – Rock, Amor e Traição – 2001

hedwig_rock_traicao01

To be free, one must give up a part of oneself

Primeiro, pausa pra rir da Wicked Sis que colocou o título errado, como o de um filme nacional muito ruim (hihihihi). Moving on, filme foooooda. Ele é mais que um musical, ele me toca (ui) em pontos que vão muito além, me faz refletir, cantar junto, tem um roteiro brilhante, personagens bem construídos, direção, arte, tudo em perfeita harmonia. Assisti o filme DUAS vezes no cinema (mais uma pausa pra zuar a amiga hihihihi), ambas me marcando bastante. A atuação do John Cameron Mitchell (indicado ao Globo de Ouro), pra mim, está entre as melhores dessa década. Sensacional.

3- O Mágico de Oz – 1939

magico_de_oz_01

Toto, I’ve a feeling we’re not in Kansas any more

Mais um filme de estreia de uma das grandes divas dos musicais, Judy Garland. Fiquei em dúvida se colocava esse ou Nasce Uma Estrela pra representar Judy neste Top 5, mas esse é mais icônico. Somewhere over the rainbow é uma das melhores músicas já compostas, e marcou a carreira de Garland até o fim. O filme teve 1001 histórias de bastidores, que incluíram diretores demitidos, alergias a maquiagem, e cenas cortadas por serem muito assustadoras, anões criando caos no set… impressionante que tenha se tornado o filme que é. Um dos primeiros musicais a usar a música como forma de expressão direta de quem canta, não necessariamente tendo um stage pra justificar. É um filme lindo, pra entrar na história do cinema.

2- Moulin Rouge – Amor em Vermelho – 2001

moulin_rouge_03

I’ve paid my whore

Aonde tudo começou pra mim. No meio do meu intercâmbio me deparei com essa pérola, filme de cabeceira, essência de tudo que é belo, harmonioso, original e homenagem na medida certa. Tem importância fundamental na história dos musicais, conseguiu trazer o gênero de volta do limbo e graças a ele, muitos dos sucessos musicais de hoje em dia foram possíveis. Tem o mérito ainda de não ser uma adaptação da Broadway, coisa rara. A direção soube dosar perfeitamente o que precisava ser adaptado a tecnologia atual, trazer para uma nova linguagem, sem perder o que precisa ser mantido. Por muito pouco não ficou em 1º.

1- Cantando na Chuva – 1952

cantando_chuva02

“People”? I ain’t “people.” I am a – “a shimmering, glowing star in the cinema firmament.”

Poucos filmes tiveram a sagacidade de parodiar o próprio gênero e ainda assim, ser um musical de primeira grandeza. Não satisfeito, ainda criou números musicais que eternamente serão a imagem principal associada a esses filmes. Gene Kelly foi certamente um dos maiores gênios musicais da história, se não o maior. Dançando na chuva é um momento clássico, irresistível, delicioso, um amálgama de tudo de melhor que os musicais podem oferecer, sem ofender a inteligência do telespectador (erro comum nessa época), sem estranheza. É simplesmente fantástico. Ele como topo do top é um pouco conservador, mas mais do que merecido.

Menção Especial

Todos dizem eu te amo – 1996

todos_dizem_te_amo01

I’m through with love, I’ll never fall again

Woody Allen fez uma paródia/ode aos musicais inesquecível. Combinou poesia e comédia como só ele consegue. A cena final, quando ele dança com Goldie Hawn às margens do Sena, é de tirar o fôlego. Perdi a conta de quantas vezes eu voltava o VHS e ficava repetindo inúmeras vezes. A gente esquece que é o gênio velho caquético que está dançando. Lindo demais. O roteiro é maravilhoso, e o elenco soube entrar na brincadeira e não se levar a sério. Perfeito.

Prêmio Especial de Filme Estrangeiro

20 Centimetros – 2005

3073_01

Que me perdoem os fãs dos filmes de Jacques Demy, mas que Guarda-Chuva do Amor que nada, 20 Centímetros ganha o prêmio especial de filme estrangeiro. Me doeu não colocar 8 Mulheres, mas eu não troco a travesti narcolepsa por mulher francesa nenhuma! Junte-se a isso um anão e um feirante GOSTOSO e você terá um filme sensacional! Trilha maravilhosa também, eu recomendo fortemente.

E pra não dizer que não falei das flores, cito ainda Cabaret, Dançando no Escuro, Grease, Once, Noviça Rebelde, Mary Poppins, Agora seremos felizes e o MARAVILHOSO All that Jazz – O Show tem que continuar.

3 respostas a A Hard Top Night – Musicais

  1. Su diz:

    “Primeiro, pausa pra rir da Wicked Sis que colocou o título errado, como o de um filme nacional muito ruim (hihihihi).”

    HAHAHA! Ponto pro Wicked Brother!

    Fil, mais uma vez, se reafirmando como o gêmeo de gosto mais clássico. CLAP CLAP CLAP

  2. Isso que dá eu tentar fazer as coisas em português. Esses erros eu não cometo no outro blog😛 hahahaha. Mas ri mto por aqui =)

    E vou dizer que esperava mais crise no seu top 5… Foi clássico demais. Achava que Barbra ia ser seu número 1. Eu fiquei com mto mais vontade de ver Funny Girl que Cantando na Chuva (que tudo bem que eu já vi) pelas suas descrições.

    Mas tudo bem, você estava confuso. Foi um top 5 difícil pra vc! rs

  3. E novamente tivemos 3 filmes em comum… rs

    Mto twin da nossa parte. Acho digno!

Deixe uma Resposta

