Top 5 – “Devolve logo esse Oscar que não te pertence!”

Mais um Top 5 de quarta postado na quinta. rsrs. Mas em primeiro lugar, quero pedir desculpas. O mais longe que cheguei na minha pesquisa foi 1995, e é bom não reclamarem, que cada post sai cada vez mais suado, mais difícil de fazer. Qualquer dia desses, paro de colocar fotos. Haja trabalho. Mas enfim, o tema é polêmico e precisa de debate. Por mim, podia ser Devolve o Oscar, 1999. Aquele ano foi bizarro de ruim nas escolhas finais, triste de doer. Mas ainda assim, só dando uma bisbilhotada nos outros anos, foi me batendo uma nostalgia, foi despertando o cinéfilo que já fui, me deu vontade de largar tudo e ir pra casa assistir filmes. Mas eis a lista:

5. Judi Dench (Shakespeare Apaixonado)

judi3

Esse é só o primeiro do ano de 99. Eu amo a Judi Dench. AMO! Junto com a Maggie Smith, elas defendem a terceira idade muito bem. Ou a quinta idade, sei lá, terceira deve ser a Helen Mirren… Ok, defende a idade dos “não vivo mais uma década”. E ela faz muita coisa boa, e até está muito bem nas muitas coisas ruins que faz. Mas daí a levar um Oscar porque apareceu por 5 minutinhos, ficou sizuda, e foi embora, valha-me Deus, não é por aí, né? É até feio. A mulher faz Iris e não leva nada, aí faz figuração de luxo e leva o Oscar, desmerece o trabalho da pessoa. Daqui a pouco ela vai ser indicada ao Globo de Ouro pelo 007. Devolve, Judi, você consegue de outras formas, tá?

4. Mira Sorvino (Poderosa Afrodite)

De ladra a Puta. Ou é de Puta a Ladra?

De ladra a Puta. Ou é de Puta a Ladra?

That was as far as my research went. 1995, a Zé Ninguém Mira Sorvino rouba um Oscar descaradamente só porque as pessoas adoram dizer que Woody Allen consegue fazer qualquer anta ganhar um Oscar de atuação. As vezes até desconfio que deram o Oscar pra Marisa Tomei porque acharam que o filme era do Woody. Isso ou as tetas dela. Either way. Mas de volta a Sorvino, não apenas ela não merecia como parece ter se dedicado desde então a provar tal fato. Nunca mais fez nada que prestasse. E save quem ela derrotou? Quem? Quem? Kate Winslet. Ela começou toda a carreira de perdas de Oscar da Kate. E se ela tivesse ganho, talvez não tivesse ganho desmerecidamente esse ano, e várias injustiças seriam desfeitas. Viu? É efeito dominó. Uma rouba e aí todo mundo tem que sair roubando também pra compensar o erro. Bad bad Mira.

3. Halle Berry (Esqueci… ela fez um filme naquele ano, né?)

040607_berryOscar_vmed_2p.widec

Ok, zuando, eu gostei da atuação da Halle em Monster Ball, ou algo assim. Mas fato que não era a melhor atuação do ano. No máximo, era a melhor atuação da carreira dela. Ok, foi a única atuação da carreira dela. Mas sem querer ser preconceituoso, ELA GANHOU PORQUE ERA NEGRA! E pra mim, é tão preconceituoso favorecer quanto denegreir alguém pela cor. Denzel não precisou disso, nem a Whoopie. Mas quiseram fazer o ano temático, e a larápia levou o prêmio. Deve estar lindo do lado dos Framboesas de Ouro. E ela derrotou NICOLE KIDMAN, que naquele ano tinha feito Moulin Rouge e Os Outros. Logo, no ano seguinte, ela levou o prêmio que devia ir pra Julianne Moore, e começa mais um ciclo de roubos. Viu? Não pode. Isso que dá fazer uma votação de 3 mil pessoas quando eles deviam simplesmente perguntar pra mim. Humpf.

2. Gwyneth Paltrow (Shakespeare Apaixonado)

"Mas por que eu? Tem tanta gente melhor!"

"Mas por que eu? Tem tanta gente melhor!"

O elenco podia ser incriminado por formação de quadrilha, né? 2 roubos numa noite não é pra qualquer um. E eu gosto da Gwyneth… Acho que ela é uma das poucas que rouba e melhora. Ela realmente sentiu a pressão e melhorou sua atuação. Eu gosto dela no A Prova. E ela é a melhor coisa de Confidencial (e ela aparece só nos 3 minutos iniciais cantando uma música do Cole Porter). E só dela não fazer uma bomba por ano já é um bom sinal. E quem não adora ela cantando em Duets? E ela tá ótima em Talentoso Ripley, Sylvia… Mas não naquele ano… Ela não merecia. Bateu fundo no coração de todo brasileiro, ela virou persona non grata por aqui. Uma pena. Mas mesmo que Fernandona não tivesse ganho com Central do Brasil, digamos que a cota de estrangeiros já tivesse sido batida no ano fatídico, Cate Blanchett merecia muito mais com o Elizabeth. Ela despontando com tudo, linda, foda, e perdeu. (Depois roubou por O Aviador. tsc tsc tsc). Gwyneth podia passar sem essa. Manda o careca aqui pro Brasil que a gente perdoa.

1. Roberto Benigni (A Vida é… Bela)

roberto-benigni-oscar

O maior roubo de Oscar na história recente é com certeza esse. Não apenas porque premiaram um clown em vez de uma atuação, mas porque a concorrência direta era absurdamente boa. Talvez a melhor atuação da carreira brilhante de Ian McKellen foi Deuses e Monstros. Eu gosto de A Vida é bela. Tem seus méritos. Mas com certeza um deles não é a atuação de Benigni. Só quiseram fazer um pequeno circo na premiação (Para ver mais, procure Cuba Gooding Jr, meu numero 6 desse top 10, aceitando o seu Oscar). É quando a campanha deixa de ser impressa, ou com comerciais, e começa a ser você colocar o palhaço no máximo de programas possíveis fazendo macaquices pra que as pessoas queiram ver mais disso. Ridículo! Até o Tom Hanks merecia mais que ele, e na época ele espirrava, ganhava um Oscar pra limpar a mão. E desde então, você viu algo do Benigni? Não? É, palhaços saíram de moda. Ok, Benigni, não precisa devolver. Só nunca mais apareça!

4 respostas a Top 5 – “Devolve logo esse Oscar que não te pertence!”

  1. Hahahaahaha, amore, estamos realmente em sintonia quanto a quem deve devolver o Oscar! Foram 3 escolhas iguais, e eu nem achava que você ia escolher o Roberto Benigni. Achei que ia ser só eu…

    E total Judi Dench (eu fiz uma menção especial na sessão da Gwyneth! rsrsrs) deveria devolver. E ainda tinham tantos outros. Só não fiquei mais puta com a Marcia Gay Harden porque a Kate Hudson depois só fez filme merda, e a Frances McDormand já tinha o dela. rs

  2. Pô, pensei no Cuba e ele era o sexto no final do texto. Concordo com muito (a da Gwyn é especialmente preciso, pois gostei dela em A Prova também), coisas assim me fizeram abandonar o Oscar. E quase que os outro prêmios também.

  3. paulo diz:

    Um monte de pobre com inveja de quem ganhou o Oscar…
    Tsk.tsk.tsk.
    Vão achar o que fazer seus otários …!

  4. Alexandre diz:

    Mais uma vez o Brasil não ganhou o Oscar!
    Fomos roubado com a música dos Muppets, realmente a acdemia de cinema dos Estados Unidos é cheia de maracutáia.
    Sem desmerecer os caras que fizeram a música que “ganhou”, mas roubo é roubo.
    Nunca na Galáxia eles ganhariam esse prêmio.
    A Música do Sérgo Mendes e do Carlinhos Brow é infinitamente melhor!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: