Top 5 – Filmes da Disney 2D

Essa semana eu praticamente voltei a ser criança. Dediquei todo o meu tempo livre entre ler Harry Potter e montar um quebra-cabeça maravilhoso do Mickey, numa técnica chamada Photomosaic, que lembra bastante as obras do Vik Muniz (com as devidas proporções, claro). Basicamente, se você ver de longe, você enxerga um Mickey perfeito. De perto você repara que são milhares de cenas de filmes da Disney.

disney

Empolgado com esse meu momento infância (ok, who am I kidding? Tenho todos em dvd e comprei o album de figurinhas uns 2 anos atrás. rsrs), decidi dedicar o Top 5 de hoje a esse tema, filmes da Disney em 2D.  Tema difícil e polêmico. Deixo claro que não entram filmes sem ser da Disney. Nada de Chihiro, Ponyo, Akira, e afins. Encantada também não pode, tem que ser full mode 2D.  E ainda assim, tanta coisa boa ficou de fora. Quarta é dia de ficar com o coração partido aqui.

5. Aladdin (1992)

aladdin-1

Aladdin sempre perdeu pontos comigo porque desde de criança, eu me perguntava: “Porque ele simplesmente não deu a lampada pra Jasmine fazer mais 3 pedidos?” Nunca entendi aquele final. Mas o filme é sensacional, tem uma das músicas mais bonitas e que mais gosto de cantar. É também o típico caso personagem secundário rouba a cena, no caso, o Gênio, dublado com perfeição pelo Robin Williams. Aliás, tá na hora dele se aposentar e se dedicar a dublagem, né? O cara não faz mais nada que preste. Adoro o Abu, o tapete, e eventualmente até os protagonistas.  Gosto de todo o conceito mesmo do filme, acho ele bem construído, é infantil na medida certa, divertido. Merece um número 5, disputado acirradamente com A Nova Onda do Imperador e Cinderella.

4. O Rei Leão (1995)

lionking

Que filme lindo. Acho muito difícil colocar em um desenho animado o ciclo da vida, leões que convivem com o que comem, e explicar isso de forma poética, pra crianças aceitarem mas sem ser idiota, como em Madagascar, onde o leão vira vegetariano. As músicas também são incríveis, e a forma como eles abordam a relação pai/filho, expectativas não correspondidas, é tudo muito bacana. Gosto muito do roteiro desse filme. A animação também é um primor, bem melhor do que A Pequena Sereia, ou Alddin, que vieram antes. E ganhou pontos também por ter algumas das melhores paródias no youtube, recomendo! Timão e Pumba também roubam um pouco da graça, mas beeem menos que o Gênio. Scar, que aliás é bem parecido com o Jafar de Aladdin, é um ótimo vilão, e muito bem dublado pelo Jeremy Irons, assim como a hiena da Whoopie Goldberg. Muito bom!

3. Mulan (1998)

mulan_03

Adorava a história da Chinesinha que tinha que se passar por homem pra salvar a vida do pai. Aqui a história é tão mais significativa. Não tem romance, o foco é totalmente outro, está na jornada da protagonista, pra se encontrar e honrar os valores da família. Imagino se o plano de saúde da Disney tem cobertura pra terapia, porque as pessoas lá tem sérios problemas com os pais e por nunca atingir as expectativas deles. Tema recorrente nessas animações. Lembro de ficar boquiaberto com a cena da invasão dos Hunos na montanha de neve. É um primor, sem parecer tão claramente computadorizado. A trilha sonora também é ótima, tanto as musiquinhas que adoro cantarolar, como o tema instrumental também. Personagens secundários também ajudam, o Mushu (dublado por Eddie Murphy, outro que deveria focar na dublagem) e o grilo da sorte! Adoro quando o Mushu descobre que o grilo não é realmente da sorte e vira pro cavalo e fala: “Quantas decepções! E você é o que de verdade? Uma ovelha?” hauahuah, ok, acho que assistindo deve ser mais divertido. ¬¬

2. Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Snow-White-snow-white-and-the-seven-dwarfs-1981611-1024-768

Esse sim marcou época. Ganhou um Oscar honorário e 7 pequenininhos. O primeiro longa de animação americano da história, pai de tudo que a Disney fez depois. É lindo e perfeito como é. Tem uma das maiores vilãs da história, evil madrasta, que se transforma numa velhinha nojenta vendendo maçã. Isso sim é politicamente incorreto, coma frutas e morra! rsrs Os 7 anões são ótimos, e durante anos me identifiquei com o Dopey. Eu lembro que aluguei o VHS durante muitos e muitos anos, rivalizando com Dumbo pelo filme mais significativo da minha infância. Esse ganhou porque lembro de desenhar a Branca de Neve em tudo que é lugar, e de tanto encher o saco da minha mãe, ela me deu um Disco de Vinil narrando o filme. Pontos também pelas paródias, (teve até uma”continuação” francesa, comédia total)  pelo ícone que se tornou, e pela Barbra ter regravado a música principal “Someday my prince will come”.

1. A Bela e a Fera (1991)

beauty_beast

Esse filme ganhou meu coração totalmente. Sim, eu tinha o album de figurinha na época. E fui ao cinema mais de uma vez, já que meu priminho adorável quis ir ao banheiro logo no meio de Be Our Guest. Ai, difícil explicar. Em primeiro lugar, mais uma protagonista com sérios problemas sociais, que doesn’t fit properly in society. Hello, Ariel, Bella, Mulan? Terapia na veia pra esses animadores. Mas remete em cheio pra um menino de 8 anos que prefere as figurinhas da Disney à do Campeonato Brasileiro. Não obstante, o filme foi relançado quando eu já devia ter uns 18 anos, em versão prolongada, com uma cena musical a mais. Então tive uma visão mais madura sobre a obra no cinema, lugar de onde nunca devia sair. E fiquei tão encantado quanto da primeira vez. Tem um personagem com meu nome (adoro o cavalo Philippe). Figurinos fantásticos!!! O que é o vestido dourado, minha gente? Tem roupa mais marcante? E o vestido azul “Sou uma referência a Dorothy do Mágico de Oz enquanto canto The Hills are alive with the sound of music”? Mais alguém reparou que era é a única pessoa da cidade a usar azul, o que só evidencia a posição de pária social da menina? E tenho que dizer, essa menina vai a luta, enfrenta todo mundo, ela que toma as atitudes que vão fazer com que a história caminhe. Isso sim é protagonista, não a adolescente comunista rebelde com calda de peixe da Ariel. Isso porque nem falei da Fera (que se chama Adam, mas que devia ficar pra sempre como fera). Lindo, esse funciona melhor do que qualquer príncipe da Bela Adormecida. E o Lumiere? E o Gaston? E o Cogsworth?? Palmas pra Bela e a Fera, meu nº1 merecido! Único filme de animação da história a ser indicado ao Oscar de melhor filme.

********

Pra quem ficou com saudade, segue algumas fotos do próximo filme em animação da Disney em 2D (Depois da Princesa e o Sapo, que vai ser a princesa das cotas), Rapunzel. A Disney nunca devia ter largado suas princesas, thats what I say!

rapunzel1rapunzel2rapunzel5

7 respostas a Top 5 – Filmes da Disney 2D

  1. Marcela diz:

    aeeeee Fil!!!!!
    meu número 1 tb seria a bela e a fera!!!!
    arrasou!
    bjks!

  2. Huahuahuahuhauahuahuhaa, pra mim a melhor parte do post foi o “Princesa das Cotas”… sério. To rindo até agora =)

    E realmente, esse nosso top 5 foi bem diferente, embora os meus 2 primeiros tenham entrado na sua lista!

    Eu adoro a Bela e a Fera. É lindo mesmo, mas não é top 5 pra mim. Ainda mais depois de ter assistido a versão em português da peça que vc me obrigou a ver com vc! kiddin… hihihihi.

    Adorei amore! Mas faltou tanta coisa né? Nem eu e vc juntos conseguimos nomear tantos filmes maravilhosos…

    E quero montar quebra cabeça tb =D

  3. Julie diz:

    Ai Jesus! Que post difícil de comentar! Como concordar? Como discordar? Todos temos filmes animados 2D da Disney que moram no coração, muito difícil escolher o top 5!

    Cara, Eu AMO o Rei Leão! A cena do início é a minha preferida e a maneira adulta pra crianças com que o filme foi feito é a melhor de todas! De Alladin nem falo! Sou fã incondidional do Gênio (que tem as melhores músicas do filme) e assisti mil vezes por causa dele.

    Branca de Neve é um clássico mas a minha princesa é a Cinderella. Sei lá, aquela coisa de fada madrinha e a realização de um sonho mesmo que por uma noite, mexe comigo pra sempre. De todos só não vi Mulan, mas me só porque não tive oportunidade mesmo, porque sou louca por personagens orientais. Pena que a Disney perdeu um pouco do glamour das histórinhas, né? Mas torcerei fortemente para o retorno… Já disse que AMO a Rapunzel? Amo, sei lá… Hahahahaha

    Adorei o post, honey!

    beijos =***

  4. Zuzu diz:

    Esse Top 5 me fez lembrar como eu sempre prefiri os vilões dos desenhos aos bonzinhos. O que é o Jafar? E o Iago? “Biscoiito!” haha!

    Mas Branca de neve, sério? Acredite, fil, o ódio que vc tem da pequena serei eu tenho da branca-chata-neve. Ela era gorda, feia e folgada! A Madrasta que era gata, super bem vestida e interessantíssima, provavelmente a minha primeira crush feminina, rs, foi super mal compreendida. Afinal de contas, ela ERA a mais bela do reino e estava apenas lutando pelo seu título de direito. Espelho mágico biscateiro…

    E a Bela…ah, o que falar da Bela? Minha segunda crush, linda, linda. Não é a toa que mesmo sendo uma criança que odiava usar vestidos, aceitei usar um vestido amarelo igual ao dela no meu aniversário de 4 anos, rs. E ainda tinha fera (que nunca deveria ter voltado a ser príncipe!), o lumiere, a xicrinha, o bule mãe, o relógio!

    Ahh, maravilho mundo mágico da Disney…Que vontade de voltar a ser criança!

  5. Maria Vinagre diz:

    A Bela e a Fera é o filme que mais arrasou a minha mente.

    A minha personagem preferida é o Bule.

    Bjks!

  6. Maria Vinagre diz:

    Na Bela e a Fera o Gastão pode ser (achar-se) o mais bonito da vila, mas não o mais esperto.Considero a Fera uma das personagens mais bonitas, talvez seja um pouco rude mas sei que tem a amorosidade escondida bem lá no fundo…

    Laura

  7. Marcela Dias diz:

    Fil, rapunzel vai ser 3d, sinto lhe informar…
    Bjkas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: