Top 5 – Filmes Disney (2D)

Eu sempre comento como fazer o Top 5 é um trabalho árduo, não pelo post em si, mas pelas escolhas que temos que fazer. Dessa vez não foi nem um pouco fácil, e isso porque ainda criamos uma subcategoria, a de só pensar nas animações 2D feitas pela Disney, que não foram poucas. E que se você voltar na história vai ver que eram tão incríveis e sempre quase sempre muito bem sucedidas, como acontece atualmente com a Pixar, que pegou fama de só fazer coisa boa. Antigamente era assim, porque pra fazer um filme desses levavam-se anos! Eu fiquei triste por ter deixado tantos títulos que marcaram minha infância de fora da minha lista. Deixei clássicos e mais clássicos na fila de espera, mas tenho confiança que alguns desses vão estar na lista do meu Wicked Twin pra me redimir um pouco.

Engraçado que depois que os filmes 3D entraram na moda, a Disney achou que os filmes 2D tinham encontrado o seu fim, e fechou os escritórios de animação 2D. Foi difícil pra ela entender que o problema não estava na forma, e sim no conteúdo. Afinal, temos diversos exemplos de animações simples, seja 2D, colagem, etc. que deram muito certo em termos de crítica e bilheteria. Pra celebrar a “luz no fim do túnel”, vou terminar o post com o trailer do novo filme deles: A Princesa e o sapo. Voltando as raízes e inovando ao trazer a primeira princesa negra.

Mas vamos ao que interessa! Segue os 5 filmes que marcaram pra mim como as melhores animações 2D da Disney:

5. A nova onda do imperador (2000)

emperorsnewgroove408

Sim, um dos mais “recentes” filmes 2D da Disney, que foi lançado num dos maiores períodos de crise, onde só se lançavam fracassos vergonhosos, como Atlantis e outros que passaram batido. Eu nem assisti no cinema… só fui ver em VHS (ouch) porque minha irmã insistiu muito. Falou que era o melhor humor nonsense que a Disney já tinha apresentado, que era incrível e bla bla bla. Então numa viagem com a família, sem ter o que fazer, resolvi ver o tal filme, e não é que a coisa é simplesmente H-I-L-Á-R-I-A mesmo? Sem contar que os vilões roubam a cena e são de longe a coisa mais divertida. Izma e Kronk me arrancaram lágrimas, e me fizeram desbancar clássicos barra-pesada pra estarem aqui no meu quinto lugar.

4. Dumbo (1941)

dumbo_553

Eu sei que tem muito filme de Princesa lindo e clássico, mas no fim, pra mim, os que mais marcaram foram aqueles que tocaram em algum “ponto fraco”, ou emocionaram, ou me fizeram refletir. E Dumbo fez isso comigo. Ele me fez refletir em como o mundo pode ser cruel quando se é diferente, e como vencer essa exclusão imposta sobre você. A história do lindo bebê elefantinho que desenvolve orelhas enormes e passa a ser ridicularizado pelos outros animais, principalmente aqueles de sua própria espécie, é emocionante. É lindo ver que a mãe não o abandona em momento algum, e tenta sempre proteger o filho que ama. Não vamos esquecer do grande amigo Timóteo, o rato, que ajuda o elefantinho a superar os desafios e sair por cima no final. Chorei baldes do começo ao fim. Um grande clássico!

3. Fantasia (1940)

fantasia

Essa foi uma escolha óbvia e ao mesmo tempo muito difícil, sei que vai gerar controvérsia, porque enquanto uns acham o filme sensacional, outros acham que acabou sendo supervalorizado. O filme não é nem um pouco tradicional, e ao invés de lidar com uma única narrativa linear, ele trabalha com diversas peças que fazem parte de um grande quebra-cabeça musical e inovador. Fantasia foi lançado em 1940 e era uma combinação de exceções: quanto ao som, as cores dos personagens (os artistas estavam livres para escolher), e a versão cinematográfica nem créditos tinha!! Eu lembro até hoje de ver quando criança e ficar impressionada do começo ao fim. Lembro de ter sido difícil de assistir, sentia um pouco longo, mas no final marcou muito: Mickey como mágico comandando as vassourinhas na limpeza, o demônio (baseado em Bella Lugosi, meu drácula favorito), o cogumelo bebê, o balé dos hipopótamos… e claro, a música! Medalha de bronze pro filme!

2. Aladdin (1992)

aladdin

Quase, e foi por pouco, que esse filme não levou a medalha de ouro em questão. Eu simplesmente A-M-O Aladdin! Esse filme reune tudo que ha de bom nos clássicos românticos da Disney: romance (duh), humor, mensagem sentimental e provavelmente o melhor personagem coadjuvante que a Disney já produziu em 2D, e talvez até em 3D (embora a Dori seja uma forte competidora da classe, rs). O gênio da lâmpada com a voz de Robin Williams é um marco da minha infância! Até meu pai, que nunca teve muito saco pra filmes “de criança”, adorava se juntar a mim e a minha irmã no sofá pra rever Aladdin (porque foram muitas vezes, rs). Acho que esse entra na lista do meu irmãozinho blogueiro, e talvez seja só ele. Se bem que meu número 1 é algo meio universal. Pra mim, é o hours concours da Disney…. Então vamos a ele:

1. O Rei Leão (1994)

The-Lion-King-the-lion-king-1924981-624-352

É tão bom, tão incrível, tão clássico, que não sei nem por onde começar. Talvez pela história, repleta de tramas e traumas, que passeiam por um mundo muito além da infância de pôneis e arco-íris. Ou seria a comédia, liderada pela dupla Timão e Pumba, uma das melhores da história da animação. Ou seria o elenco formidável, incluindo o vilão Scar, na voz de Jeremy Irons, que era mais sinistro e desalmado que qualquer outro vilão. Matar o próprio irmão! E ainda culpar o sobrinho, fazendo com ele pensasse que tinha sido o responsável pela morte do pai. Uma das cenas mais chocantes que vi em toda minha infância (e depois). Lembro de chorar de soluçar, quando vi o filme no cinema. E ainda tem a trilha do Sir Elton John, que ganhou uma versão incrível para a cena de abertura do filme, onde todos os animais se juntam para receber o futuro rei Simba. Medalha de ouro, fato! Ai que vontade me deu de reassistir…

***

E agora, fiquem com o trailer do mais novo lançamento Disney: “A Princesa e o Sapo” (dá pra imaginar aquela voz do narrador da Disney dos nossos antigos VHSs, rs)

8 respostas a Top 5 – Filmes Disney (2D)

  1. Marcela diz:

    talvez eu volte p mudar, mas…
    meu top 5:
    1- a bela e a fera
    2- rei leão
    3- o cão e a raposa
    4- a pequena sereia
    5- aladdin

    mas amo vários… tarzan, mulan, corcunda, hercules, fantasia, bambi…. ahhhhh!!!!

  2. ftostes diz:

    Nova onda do imperador é ÓTEMO! Hilário total! Adoro o kronk, ele e a Isma mereciam um filme só deles!!! Com a Dori e o gênio!

    Dumbo… ai, ai, tem algo mais gay que Dumbo? Tem, Bambi. Mas Dumbo! Ai, ai, saudades da minha infância.

    Fantasia é lindo, e um dia ainda vou num aniversário meu de Mickey Wizard! Um dia! Eu adoro, mas não é top. Acho que meu top é mt afetivo, com todos eles criei verdadeiros laços, assistindo no cinema, ou 500 vezes em casa. Fantasia vi uma vez, achei foda, e foi pra prateleira.

    2 out of 3 tá bom, né?

    E a princesa das cotas parece que vai ser bom!

  3. Su diz:

    Existe o desenho do Kronk, Fil! Eu sempre assistia nos tempos de net em casa, rs.

  4. Fúria diz:

    Putz, o Fil vai achar que é sacanagem, mas juro que não é: meu Top 5 é exatamente o da Rafaela, com uma única exceção – sai Dumbo, entra Bambi.

    E olha que eu tive medo da madrasta da Branca de Neve no cinema, hein!!!!! E achava – ainda acho – a cena da madrasta virando dragão na Bela Adormecida uma das mais aterrorizantes e belas do cinema, daquele tipo que te mata de medo mas é tão lindo que vc não consegue fechar os olhos nem virar as costas e fugir correndo.

    Ai, a idade…

    Tamos aí mais tarde!

  5. jackie bla diz:

    Não sei como vc e fil se esqueceram de alice no país das maravilhas (1951) e seu benny bunny! tá, td bem q ela é real e o resto animado e q os livros são melhores q o filme, mas mesmo assim!

    sou fanática por ela e o gato de cheshire =)

  6. loa eu gostaria de voce trocar foto
    saiba safare pessas
    e desdehno o rei lao
    para colora so a cena do fime
    do rei leao vre imagem em tamanho grande
    por fapro

  7. […] dos meus filmes preferidos 2D da Disney; tava inclusive no meu Top 5 de uns tempos atrás (clique aqui), madalha de bronze: a dança dos cogumelos (O quebra nozes de […]

  8. […] coisas mais fofas EVER. Eu nem sou muito fã desse filme não, tanto que nem passou perto do meu Top 5 – Filmes 2D da Disney, mas essa parte é de fazer seus olhos lacrimejarem e você fica só fazendo sons ridículos como […]

Deixe uma Resposta

