Top 5 – Filmes que você provavelmente não viu, mas deveria…

O melhor desse top 5 é que ainda dá tempo de remediar… E como hoje eu e o outro Wicked Twin estamos no pique do trabalho, vou postar aqui euzinha mesma, e entretê-los com minhas dicas de filmes, relativamente obscuras, mas über-recomendáveis. E sem mais delongas, here we go…

5. Ondas do destino (Breaking the Waves, 1996)

breakingthewaves1

Coloquei esse filme em quinto lugar porque apesar de ser Lars Von Trier, e de fazer parte da trilogia “mulheres sofridas e sacaneadas” (Ondas do destino, Dançando no escuro e Dogville), é um dos menos (se não conhecidos) assistidos do diretor. A maioria das pessoas assistiu aos outros dois filmes que mencionei. O filme trouxe uma das atrizes que eu considero mais talentosas para o cinema. Foi o longa de estréia da Emily Watson, que inclusive recebeu sua primeira indicação ao Oscar de melhor atriz por esse filme. Incrível como o Lars tortura suas atrizes mas consegue extrair das mesmas atuações memoráveis. Recomendadíssimo!

4. Doidão (The Wackness, 2008)

wackness1

Ok, esse nome em português é caído, mas o filme é excelente. Já postei uma quote aqui e continuo a dizer o quanto fiquei feliz de ter “achado” essa pérola. Assim como Good Dick, outro que poderia ter entrado facilmente nessa lista, trata-se de um filme de festival indie americano. Coisa pequena, apesar de ter no elenco Sir Ben Kinsley, que by the way está incrível no filme. Eu “aluguei” o filme e fiquei enrolando pra assistir porque a história de um estudante que trafica para um terapeuta e é apaixonado por sua enteada me parecia muito lugar comum, mas que nada. O filme é uma delícia… O contraponto entre o garoto, vivido pelo comediante Josh Peck, e o personagem de Kingsley é o ponto alto do filme. Quem ainda não viu, não sabe o que está perdendo.

3. Mistérios da Carne (Mysterious Skin, 2004)

mysteriousskinpic

Segundo o outro Twin, ele já havia me falado desse filme, mas eu na minha eterna vida da lua nem me toquei. Só fui realmente dar atenção ao próprio quando assisti ao documentário This Film is Not Yet Rated e vi como as classificações americanas variavam em relação a sexualidade do filme. Mas isso não é assunto pra esse post. Só queria indicar como um dos filmes que poucas pessoas viram, mas merecia mais atenção. Eu acho ele melhor que C.R.A.Z.Y, por exemplo, que também é um excelente filme, e esse sim recebeu bastante atenção. No elenco Joseph Gordon- Levitt e Brady Corbet são dois meninos que compartilham um passado sombrio. Um dos melhores créditos de abertura de filme que já vi! Poderia ser outro top 5, rs.

2. O porteiro da noite (Il Portiere di Notte, 1974)

night-porter-2

Eu nem sei como foi que eu cheguei nesse filme. Acho que foi através de uma série de documentários do canal americano IFC sobre sexualidade no cinema. E ai claro que não podia faltar a judia, ex-prisioneira de Holocausto, que se envolve numa relação sadomasoquista com seu ex-carcereiro. Bizarro, fato! Mas ao mesmo tempo, lindo. Charlotte Rampling, ainda novinha e linda (hoje em dia é um maracujá, mas fiu fiu pra ela) e Dirk Bogarde (biba!) formam esse estranho casal, que por incrível que pareça tem muita química. Além de tudo, esse filme possui uma das cenas mais classicas: Charlotte Rampling, de suspensórios, sem blusa por baixo, e chapéu de nazista, dubla a música “Wenn ich mir was wünschen dürfte” (cuma?) da Marlene Dietrich, em frente a uma tropa de oficiais alemães. Madonna chegou a imitar o look e pedir pro Dick aparecer em um de seus clipes sadomasôs, mas ele negou, rs.

1. Transylvania (2006)

TRANSILVANIA 2

Número 1 da minha listinha de “VOCÊ TEM QUE VER!” chega no embalo cigano do diretor Tony Gatlif, que eu particularmente adoro. Eu lembro quando esse filme passou no cinema, circuito de arte (óbvio) e ficou umas poucas semanas. Eu fiquei com um preconceito danado por causa do nome, ainda mais por não se tratar de um filme de vampiros! E na época eu ainda não tinha muita noção de quem era Asia Argento, que hoje abala meu coração, e nem o quão forte seria a sua interpretação como a italiana Zingarina, que percorre a Transylvania atrás do homem que ama, de quem espera um filho. Acho que só eu e mais um grande amigo assistimos… Adoraria poder comentar com mais gente, então porque você não assiste e me dá um feedback? Não vai se arrepender…

Ufa! Por hoje é só. Demorei só quatro horas pra conseguir fechar o post…

4 respostas a Top 5 – Filmes que você provavelmente não viu, mas deveria…

  1. Dennis de Paris diz:

    olha amiga, vou te dizer q a lista é boa, menos pelo doidão (que eu não vi) e por transylvania (q eu odeiooooooooooooooooooo achei 1 saco queria q a asia enfiasse akela roupa de cigana no delicioso popozinho dela!). o porteiro da noite eu nao vi, baixei faz tempo, mas eu sei q vou amar pq eu to obcecado com o dirk bogarde e tudo q ele faz, ele é mto perfeito!

    agora ó, breaking the waves -> S2
    mysterious skin ->❤

    bju!

  2. Marieva diz:

    Comassim pra esse Dennis??!!!!

    Amo Transylvania!!

    esses filmes esquisitinhos cults são mto maneiros! lembro que adorei a cena dela se olhando no espelho, quando aparece a tatuagem dela na barriga. A idéia da tattoo na palma da mão é mto foda tb! ela dançando quebrando pratos, e depois os violinistas indo atrás dela, tocando em cima dela. Ela correndo enlouquecida no meio da multidão festejando… a trilha sonora é maravilhosa tb! esse clima de filminhos na Romênia é ótimo! outro bem legal é Casamento Silencioso que tava em cartaz há pouco tempo.
    E quanto a Asia… aah! ela é incrível! recomendo “the heart is deceitful above all things” (maldito coração). E vcs sabiam que ela tb é dj? rs

    dj e da galera! adoro celebs ovelhas negras underground! ahahahaha são as melhores.

  3. Tb acho. E sim, sou louca pra ver ela discotecando e lambendo a mão depois que eu encostar nela! hahahahhaa Moh figura a Asia.. Louquíssima.

    O pior é o Dennis.. que viu a figura passando na frente dele e nem pra take her down! hahahaha. E pegar um autógrafo ou foto pra mim. Tsc tsc

    E sim, o filme é maravilhoso e adoro o clima dos filmes do Tony Gatlif. Também recomendo o Gadjo Dilo, que é incrível. E tem o Romain Duris, que eu adoro! =)

  4. ftostes diz:

    Um dia eu juro que posto esse top! E eu já vi mistérios da Carne e já baixei doidão! rsrs vou fumar um e assistir

Deixe uma Resposta

