Crítica – O fim do Festival do Rio – Parte 1

Ok, ok, pra quem falou que não ia ver muita coisa, até que eu vi coisa demais rs. Mas vamos falar sério: tem uns filmes definitivamente ruins na lista… muito triste. Vamos a eles!

1. O dia da saia (La Journée de la Jupe, 2008) de Jean-Paul Lilienfeld

Vamos começar comentando o nome, que em português é bem esquisito. Mas faz sentido no filme, claro, que começa com uma professora (Isabelle Adjani, ainda bonita, não tanto quanto antes, mas é incrível como ela não envelhece!) que decide usar saias numa escola pública francesa. Aí você pergunta: perae, e não pode?! Bom, por isso ela é “interpretada errada”, diz o diretor da escola, como, vamos ser delicados… uma puta. Bem, a moça dá aulas numa turma impossível, que não obedece, ela não tem pulso, enfim, um pandemônio. Até que ela pega uma arma na mochila de um aluno e literalmente faz a turma refém para lecionar. O filme trata de questões que estão bem em alta agora na França, preconceito com os árabes e escola. É um bom filme, mas tenho ressalvas (assiste que você vai entender porque). Não é pesado, chega a ser cômico as vezes, de propósito. No mínimo faz pensar sobre a situação francesa de preconceito e sobre o que um professor não precisa fazer para dar aula.

Nova York, Eu Te Amo (New York I love you, 2009)


Fiquei com muita curiosidade de ver esse filme, porque adorei o de Paris. Mas definitivamente o NY não chega nem perto. É uma pena, especialmente agora que a gente vai ter um filme do Rio também (que espero que seja bem melhor). Diferente do Paris, esse filme tem uma conexão entre os curtas, mas é uma ligação bem fraca. O filme tem curtas bons, uns bem bons, mas outros tão mais ou menos que prejudicam o todo. Achei que faltou um pouco NY mesmo, por mais incrível que pareça. Não sei se é porque estamos bem acostumados a ver NY no cinema, mas não me pareceu um filme “especial” na cidade. Enfim, assistam, não é de todo ruim.

to be continued…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: