Crítica pessoal – The Twilight Saga: New Moon

ALERTA: SPOILERS, DE TODA A SAGA, POR TODOS OS LADOS. CONSIDER YOURSELF WARNED!

Qualquer pessoa que alguma vez fez leitura diagonal do nosso blog sabe que eu sou uma pessoa ácida, sem paciência pra filmes e séries do tipo Twilight. E sim, eu tenho base pra dizer isso já que eu li o primeiro livro inteiro, o segundo só pulei partes repetitivas (60% do livro), fiz leitura diagonal do terceiro, e finalmente parei no meio do quarto livro, quando a Bella nomeia a filha de Renesme Carlie (junção do nome das mães e dos pais dela e do Edward). Por que eu não parei antes? Porque concordo com o Fil quando ele diz que a saga é como um acidente no meio da estrada, e como todo mundo tá olhando, você decide take a peek.

Eu não nego a atração que se tem pela história.Adoro vampiros e acho os três atores principais do filme uma graça, o que não significa que eles saibam atuar ou que tenham química. Mas o buraco é mais embaixo, começa na origem, com a capacidade de Stephanie Meyer de escrever, e criar personagens. Eu tenho um sério problema com o alter-ego da autora. Pra mim uma garota de 17/18 anos que não tem amor próprio, acha que ser humano é algo inferior, não tem apego pelos pais, e muito menos pela idéia de estudar, ter uma profissão, talento, vida própria. O que ela quer é viver pra sempre com o tal Edward, um vampiro apático que brilha como um diamante no sol. Really…

Mas eu vou fazer o seguinte, esquecer o que eu realmente acho da série e tentar fazer uma crítica de alguém que aceita que está indo ver um filme com esse plot, com esses personagens etc. Lá vai minha tentativa:

O filme é bem fiel ao livro e o diretor manera mais que Catherine Hardwicke nos planos cafonebras, embora continue mantendo alguns que fazem você se contorcer na cadeira involuntariamente. Em termos de atuação, estão realmente ruins e mal casted Jackson Rathbone e Nikki Reed como Jasper e Rosalie Cullen, respectivamente. O primeiro está canastrão e afetado até não poder mais, e Nikki Reed é efeito colateral do primeiro filme. Nunca ninguém vai me convencer de que ela é a bela Rosalie dos livros, que deveria ser uma modelete naturalmente loira da vida. Eu acho muito tosco colocar essa latina como a loira branquinha da vampirada. Não rola messssssmo.

Quanto aos efeitos, os momentos em que o Edward aparece meio fantasmagórico pra dar “broncas” na Bella são simplesmente ridículos. Meu amigo sussurrava as maneiras como iria me matar por tê-lo arrastado pro cinema pra ver o filme comigo toda vez que o fantasma pintava na tela. E era vergonhoso mesmo. Conseguiu ser pior que os lobos em CGI, que achei que fossem me incomodar bem mais do que realmente aconteceu. Acho que o trailer já tinha me preparado pro que eu ia ver em termos visuais dos bichanos.

Já o triângulo amoroso é meio decepcionante, principalmente porque se eu entrasse no clima da parada eu não tenho dúvidas que seria Team Jacob (mas no fundo prefiro seguir o Awards Daily e ser Team “Bella don’t waste your life. Go to College”), pois é ele o que fica do lado de Bella o tempo todo, cuida dela, respeita, e tem uma relação muito mais saudável com a mesma. A própria atriz Kristen Stewart diz que se Bella fosse inteligente ficava com Jacob. Sem contar que dos três a melhor atuação fica com o bombadinho Taylor Lautner, que apesar de alguns momentos de over acting, consegue dar consistência a seu personagem e esbanjar carisma para a plateia, mesmo aqueles mais impacientes com o filme.

Pra fechar, alguns comentários que considerei pertinentes, feitos pela minha companhia de ontem:

1. Edward vai embora de Forks e vem parar no Rio de Janeiro. Sério que pra um vampiro porpurinado como ele, é pro Rio que ele vem? Realmente, pra uma pessoa que quer ficar longe o sol faz muito sentido…NOT!

2. Renesme Carlie é muito coisa de “favelado-mãe-de-jogador-de-futebol”. Desculpem o preconceito, mas eu morri de rir quando meu amigo disse isso, e ainda complementou dizendo que isso aconteceu depois que o vampiro porpurinado veio de férias pra Cidade Maravilhosa.

Ah, e já ia me esquecendo: prêmio de momento mais “vergonha alheia”do filme foi para a cena da visão de Alice com Bella como uma vampira. Eu ri alto no cinema, não consegui me controlar. Pareciam dois elfos, com figurino de Robin Wood, correndo como duas menininhas colegiais pela floresta. Ri-di-cu-lo!

E por hoje é só. Sintam-se a vontade pra comentar, concordar, ou começar um barraco. Estamos precisando dar ibope pra esses comentários do blog…

UPDATE: Aderindo a sugestão do meu parceiro de Wickedeza:

Em homenagem ao Wicked Fil. Melhor coisa do filme Lua Nova.

20 respostas a Crítica pessoal – The Twilight Saga: New Moon

  1. ftostes diz:

    Você esqueceu de comentar que o filme parece ter 15h de duração…

  2. auhauhuahuha, verdade. não acaba nunca.

    e o mais bizarro é que o chris weiz mandou bem no começo resumindo as 100 páginas dela em depressão com 1 minuto de câmera rodando em volta da atriz e os meses passando. rs

    mas realmente, no final a porra não acabava…

  3. ftostes diz:

    E gostaria de fazer uma sugestão pra sr. escritora desse belo post. Uma foto do lobinho sem camisa no final. Só pra sentir que vale a pena stick to it.

  4. Step Twin via gtalk:

    “ahauahuahau. Eu ri MTO qnd o jake tira a camisa pra limpar o sangue da bella. Parecia um filme porno mezzo. Péssimo!”

  5. ftostes diz:

    Falando bem da melhor cena do filme… Humpf!

  6. ftostes diz:

    obrigado pelo Update! O conteúdo do blog ficou tão mais profundo. hihihi

  7. Marcela diz:

    Super apoiado o update!!!!!!!! Viva o wicked twin!!!!!!!
    Ai, to louca p ver Lua Nova, Team Jacob all the way!!!!

  8. Julie diz:

    Tá, eu não gosto da saga, estou morrendo pra terminar de ler esse tal de Lua Nova mas não li o post e não lerei até ver o filme, coisa minha, odeio spoiler! Hauhauhauahuaha

    Passei pra dizer oi, então oi! beijos, queridos =****

    P.s.: Go Jacob, go! (We love Jacob)

  9. http://www.movieline.com/2009/11/why-we-must-begin-to-take-new-moons-oscar-chances-seriously.php

    Site em inglês dizendo “Porque devemos considerar o filme New Moon para o Oscar 2010 de Melhor Filme”! Mais hilário que o filme. vale a pena.

  10. Re Freihof diz:

    Não li o post pq me assustei com os avisos de spoilers, mas passando os olhos assim… adorei o final! rs Só que sou mais um vampirinho a um lobinho😉

  11. ftostes diz:

    Gente, é impressão minha ou o bico do peito do lobinho encolheu consideralmente?

    http://www.movieline.com/2009/11/the-campaign-for-new-moon-begins.php

  12. Ana diz:

    Eu comecei a ler o primeiro livro e não me animei. Vi o primeiro filme, “alugado” pra dar pra Cynthia, e achei muito besta. Acho o Robert Pattinson feio, FEIO, de verdade, desde o Cedric Diggory do Harry Potter. Acho a Kirsten Stewart uma atriz com possibilidades, mas a personagem Bella é uma ameba, como a Rafaela e seus indicados já disseram. Agora, o Jacob dá um caldo – pra ver o ato falho, quando eu falava dele com a minha sobrinha Júlia, que é outra adolescente hipnotizada pela saga, eu não lembrava o nome da tribo dele e só vinha “quitute” na cabeça. Aprendi o nome certo, mas o quitute ficou…

    Caraca, onde o mundo vai parar quando nego transforma em culto mundial uma droga de história que não tem qualidade sequer pra ser publicada numa “Sabrina”??!!!!!!

    Fui, antes que eu passe mal de nojo!

    Beijoca, darlings

  13. Julie diz:

    O casamento coletivo e beneficiente, da Igreja onde a mãe de Marcelo trabalha…

  14. Re Freihof diz:

    Eu não li os livros e também achei o filme uma piada! As aparições do vampirinho tb me deram vergonha alheia e o que foram as tentativas da Bella de se meter em perigo? haha Aquele acidente de moto rídiculo… aff! Mas o pior de tudo foi assistir o filme com uma plateia de adolescentes ridículas que gritavam toda vez que o lobinho aparecia sem camisa. Socorro!

  15. ro diz:

    só vi o primeiro ( crepúsculo) e achei fraquérrimo
    então por mim o “lua nova” vai ficar velha de me esperar pra ve-lo…rárááá´

    todo mundo trabalha muito mal…créda!

    eu acho que todo mundo devia tirar as blusas ( incluindo as mocinhas)….assim pelo menos a gente se divertia
    rssssssssss

    voto: muito ruim!

  16. Jiua diz:

    Bem, como fã da saga devo ddefende-la nos bons e maus momentos. Respeito as opinioes de todos mas nao consigo concordar. A historia é espectacular. Isso prova-se porque tem tanto sucesso e nao me venham dizer que é só por causa dos actores. Que nisso tambem nao há duvida : sao lindos (prefiro Edward mas cada um é que tem sua opiniao). Quanto ao filme está muito bem feito. Para coments como: “Edward é muito muito feio” é preciso nao ter olhos na cara, tá! pessoal se vcs acham Edward e Jacob feios entao nao devem ter espelhos em casa. Se acham que eles sao maus actores ou assim vao la e vejam se conseguem fazer melhor. é melhor parar por aqui por que senao ainda fico enjoada com tantos comentarios de pessoas que nao perecebem nada de cinema.

  17. Hihihihi. ADOUUUUUUUUUUUUUURO!

  18. Cida diz:

    Roberto comível ahahah até pra mim que ja passei da idade e da paciência com criança…O filme é mesmo ruim, mas não é culpa da autora e da produção…O filme foi muito barato, poderia ter sido grande. Depois acredito que o auto-ego da autora e EDWARD (não estou falando de sexo e sim de maturidade).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: