Top 5 – Melhores livros que li em 2009

Continuando a retrospectiva 2009, sinto informar que fui um ignorante, que não leu sequer uma média de um livro por mês. Logo, meu top 5 de melhores é basicamente todos o que não estão no top 5 piores.  Great ¬¬

5- Bonequinha de Luxo de Truman Capote

Esse livro é ótimo, mas li no começo do ano e tenho memória de peixinho dourado. Lembro que além do conto que inspirou o filme “Bonequinha de luxo”, tem uns outros 3. Lembro de um sobre uma menina haitiana que me impressionou muito. O Capote, além de ser aquela coisa wicked que a gente viu nos filmes sobre ele, também sabia escrever muito bem. Fiquei especialmente surpreso por descobrir que na verdade o conto “Bonequinha de luxo” é na verdade meio auto-biográfico, e ele seria o gostoso do George Peppard. O que não deixa de ser hilário, já que o Capote é feio e gay. Mas dá pra entender todo o facínio por Holly Golightly, gay ou não gay. Não é a toa que a personagem, depois de imortalizada pela Audrey Hepburn, virou um ícone cultural. E até hoje, quando tô meio deprê, penso em fazer algo que eu nunca tenha feito antes, just like Holly. Brega, eu sei, mas mind opening!

4- Julie & Julia de Julie Powell

Mas uma biografia, dessa vez da Julie Powell. O livro mostra como ela decidiu tomar as rédeas da própria vida ao começar um projeto de cozinhar 2908497 receitas em 1 ano. As receitas viriam de um livro de culinária francesa para mulheres americanas escrito por Julia Child. A história é banal? É. Mas a forma que Powell coloca os seus conflitos é muito interessante. Ela tem a dose certa de ironia, bitterness, wickedness, senso de humor e egocentrismo pra fazer tudo funcionar. Acho que a parte dela no filme não funciona tão bem exatamente por isso, é algo essencial da literatura, que não se traduz em película. Fora que o livro se passa em NY, e eu estava lendo o livro lá, na mesma época do ano em que o livro se passava (só que 8 anos antes). Então era legal ler que alguém estava no Central park no dia 14 de fevereiro enquanto você está lá. Me lembrou aquele filme com a Sandra Bullock e o Keanu Reeves, “Pânico no Lago”, ou algo assim.

3- Speak de Laurie Halse Anderson

Wicked Sista me emprestou esse livro, e ele foi muito bacana de ler. Embora não seja tão imprevisível quanto de poderia esperar, tem a semelhança de como o livro anterior, ser uma grande voz em off narrando fatos de uma forma bem peculiar. A personagem Melinda é totalmente uma Lost Wicked Sista, se ela existisse, tenho certeza que leria o nosso blog e faria comentários pertinentes e engraçados. Assim que ela aprendesse português, é claro. O livro já teve crítica no blog, quem quiser mais, é só procurar o link no post da Rafa ali em baixo. Preguiça rulez.

2- Me Talk pretty One Day de David Sedaris

Esse livro foi escrito por um gay (assim como o numero 5), é biográfico (assim como 4), e tem o estilo de ser uma enorme voz em narrando fatos não tão especiais de uma forma peculiar, assim como numero 3. Fui apresentado a esse autor no livro “Pelado”, que também é muito bom (e muito parecido com esse “Me talk Pretty one day”). Aliás, o David Sedaris definitivamente é um Lost Wicked Sista também. Gostaria muito de poder escrever trechos aqui tão sensacionais que faria com que vocês se apaixonassem por ele e corressem pras lojas pra comprar seus livros, mas a preguiça reina, so lets stick to out miserable lives. Esse livro e o “Pelado” são uma copilação de textos sobre a vida do próprio autor, desde os tempos de escola onde uma fonoaudióloga tenta tirar sua “língua presa” (leia jeito afeminado), até suas de francês quando morava na França. É difícil explicar a genialidade, só lendo mesmo.

1- Apenas um sonho de Richard Yates

Um livro foda que gerou um filme igualmente brilhante. Foi muito angustiante pra mim ler um livro sobre alguém que abria mão dos seus sonhos e se vendia ao sistema, enquanto eu aceitava minha promoção na Evil Company onde trabalho, e abaixava a cabeça pra Evil Backstabbing Bitch da minha chefe. Eu torcia pela April, entendia seus anseios, e fechava o livro e voltava pra minha vida de Frank Wheeler. Um livro que por si só já é um soco no estômago, pior ainda quando refletimos sobre ele na sociedade atual e nas nossas próprias vidas. Os personagens são muito bem construídos, e bem desenvolvidos, e ele prende na sua narrativa, e é tão crítico e ácido ao mesmo tempo. É difícil conseguir um livro assim, e a Kate Winslet definitivamente merecia o Oscar por sua interpretação dessa personagem do Yates, e não por “O leitor” (livro esse que eu li, mas que não estou nesse top 5, shame on them).

E que ano que vem eu leia mais livros!

4 respostas a Top 5 – Melhores livros que li em 2009

  1. 5. não li, mas o filme é realmente lindo =)

    4. não sei se eu gostaria do livro tanto quanto você. achei o filme mto mulherzinha pro meu gosto, mas deu pra divertir. Que nem Bridget. Que eu consigo ver o filme e gosto, mas não consigo ler porque leva mais que duas horas da minha vida. rs

    3. bom, já disse tudo no meu post né?

    2. Esse deve ser hilário. depois me empresta.

    1. Amei. E sim, muito melhor que O Leitor, que btw o filme é melhor que o livro.

    E vamos ler mais esse ano. Tb fiquei meio devagar no segundo semestre!

  2. Ana diz:

    Twins, seus wickeds!

    Aqui, Fil, que Pânico no Lago o que, rapaz! É Casa do Lago! Caraca, vc não gostou mesmo do filme, né não?

    Eu não li nenhum desses que vcs elegeram esse ano, mas fiquei com vontade de ler o Portnoy, que tentei lá pelos 13 anos e não gostei, talvez seja hora de tentar de novo, e o Revolutionary Road, principalmente.

    Tô com saudades, figuras! Quando rola outro wicked programa?

    Beijos!

  3. Huhauhauhauhauha, eu amei o comentário “Pânico no Lago”, porque foi realmente a sensação que eu tive vendo aquela bosta!😛

  4. Julie diz:

    Quero ler quase todos os livros que vc leu! Me empresta?! Hahahahahahaha Meu top 5 livros de 2009 ia ficar tãaao vazio que dá vontade de chorar… beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: