Top 10 – Melhores filmes de 2009

Ok, contando que esse post foi programado pela minha pessoa com um dia de antecedência porque eu tirei o dia pra viajar e passar o natal com a família, vai ser algo rapidinho mas gostosinho, rs. Resolvi pegar o último top 5 do ano, e provavelmente o último post de 2009 (a menos que o Fil volte a dividir o blog comigo e poste o top dele também). Como critério, considerei os filmes lançados em 2009 nos EUA, senão meu top seria complicado pelos filmes do Oscar passado como O Lutador, Milk, O casamento de Rachel e Foi apenas um sonho, que tomariam metade da parada. Então vou nos critérios de madeinusa mesmo. Uma pena só que ainda não vi Amor sem escalas (Up in the Air), The Lovely Bones, Onde vivem os Monstros (Where The Wild Things Are), A fita branca (Das Weisse Band) e Um profeta (Un prophète) que possivelmente entrariam nessa lista.

Ah, e esse vai ser um Top 5 especial: Top 10 – melhores filmes do ano! rs Anyway.. here we go:

10. Avatar


Eu acabei de falar do filme né? Mas ok, no fundo eu gostei mesmo porque é uma grande aventura, centrada numa boa história e grandes efeitos especiais que dão vida a um novo mundo. Com isso os Na’vi entram na minha listinha dos melhores de 2009!

9. O Fantástico Sr Raposo (Fantastic Mr Fox)


To feliz que acabei de achar um cartaz desse filme aqui no meio do escritório. Obviamente roubei pra minha coleção, já que foi uma delícia assistir esse filme e dar gargalhadas vergonhosas no cinema. Devo dizer que fiquei bem decepcionada com Viagem a Darjeeling, mas depois de Sr Raposo, Wes Anderson voltou a me conquistar.

8. Anticristo (Antichrist)


É isso ai minha gente, Lars Von Trier continua o “melhor diretor do mundo”, mas não foi o melhor filme do ano. Mas foi um bom filme, um excelente filme, e deu o que falar. Não foi o filme mais tenso do ano, porque nesse quesito quem ganha é meu quarto lugar, mas esse foi certamente o mais nojento do ano. Jamais esquecerei o clitóris de Charlotte Gainsbourg voando na minha cara (imagina se fosse 3D?). rs

7. Distrito 9 (District 9)


Um dos filmes de maior destaque do ano, pra mim merecia muito mais burburinho “indie” que Atividade Paranormal, mas ok, ele não foi feito com 10 mil, e sim com 50 mihões. Ainda assim, é filme “pobre”, com um roteiro excelente, um ator sensacional, e um produto final digno das melhores ficções políticas que já assisti. Um viva para os camarões!

6. Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds)


Eu amo o Tarantino, ele faz bons filmes e listas duvidosas de top 10. All in all, em 2009, ele fez um excelente filme e trouxe a luz atores desconhecidos do grande público, como Christoph Waltz e Mélanie Laurent (embora essa seja minha velha conhecida). Conseguiu mini-abalar Cannes e atualmente figura todos os top 10 dos grandes críticos internacionais. Mine too!

5. Up – Altas Aventuras (Up)


Ano passado a Pixar lançou o que pra mim é a melhor animação de todos os tempos: Wall-e. Esse ano eles reprisaram o sucesso de crítica e público com a história do velhinho ranzinza que viaja em sua casa, amarrada em balões. A “sorte” de Up é que a partir de 2010 o Oscar terá 10 indicados pra melhor filme, e é beeeem provavel que o filme consigo seu lugar entre os grandes. Fico na torcida, mas que pena que não foi Wall-e.

4. Guerra ao terror (The Hurt Locker)


Que filmaço! Falei dele ontem e foi realmente marcante. Uma pena que não vi no cinema, talvez ele pulasse pra segundo lugar, ou algo assim, se eu tivesse o impacto total que esse filme merece proporcionar. Direção impecável  e um grande novo ator fazem a fórmula perfeita de um dos filmes mais bem falados do ano.

3. 500 Dias com ela ((500) Days Of Summer)


A melhor comédia romântica dos últimos tempos, e talvez ever, pra mim. Eu sabia que eu ia me apaixonar por esse filme, e não deu outra. Saí do cinema em pedaços, e não parei de pensar a respeito por um bom tempo. Gosto quando um filme faz isso. E que filme encantador. Tom Hansen é um personagem absolutamente carismático, e de fácil identificação, o casal tem química, e a trilha do filme é catchy in a good way.

2. Educação (An Education)


Carey Mulligan quem? Não se preocupe, assim que o filme estreiar por aqui em Fevereiro, você vai entender do que se trata. A desconhecida que deixou todos de queixo caído com sua atuação como menina mulher que se perde no amor, e na vontade de viver uma vida de glamour e liberdade. Certamente vou ver outra vez! E detalhe que o elenco de apoio é estelar: Peter Sarsgaard, Alfred Molina, Emma Thompson, só pra nomear alguns. Medalha de prata pra Educação.

1. O Brilho de uma paixão (Bright Star)


Esqueçam a tradução breguíssima, o filme é impecável e imperdível! Jane Campion trouxe as telas mais um clássico filme de época, com uma das fotografias mais lindas que já vi. A comparação com Orgulho e Preconceito (Joe Wright) foi forte, mas acho que Campion ganha… e por isso ela é ouro! Sem contar que tirou da jovem Abbie Cornish uma atuação memorável, que só perdeu pra Carey esse ano. Sem contar que se eu fizesse um top dos melhores trailers do ano, esse filme também sairia o campeão da vez. Dizer que é bom é muito pouco. Esse filme é quase-perfeito!

That’s all folks!

É possível que segunda eu volte a postar aqui, mas por enquanto… FELIZ NATAL!

[obs: “Deixa ela entrar” só não entrou no Top 3 porque tem data de lançamento de 2008)

5 respostas a Top 10 – Melhores filmes de 2009

  1. thassio diz:

    rsrsrs,nao vi Nenhum do seu top10, rafinha!
    😛

    mas no meu top LOUSY de 2009 entraria o Atividade Paranormal, q foi o último filme q assisti….

  2. Dennis de Paris diz:

    kkkk desses só vi anticristo! tb está entre meus 10+, mas foi 1 filme q eu gostei + na hora mas dps meio q eskeci q existe…

    mas esse ano nao curti quase nada, to cada vez + chato hihihihihihihi

  3. Marcos diz:

    Distrito 9 só não é pior do que Atividade Paranormal.

  4. carol patriarca diz:

    up – altas aventuras eu acabei perdendo no cinema. assisti semana passada…and i just loved it! ri muito e chorei, principalemnte no começo que quase n tem diálogo e mostra a realação de mr. fredricksen com ellie. soooo damn cute!

  5. […] que merecia ter entrado na minha listinha de Top 10, último post do ano passado lembram (clique aqui em caso de amnésia)? Exato, eu estava esperando ansiosamente pelo novo filme de Spike Jonze (Quero […]

Deixe uma Resposta

