Crítica – Whip it (2009)

Pra começar vamos tirar o “Feliz 2010” out of the way, então: Feliz ano novo, wicked stalkers! Tendo dito isso vamos ao que interessa, nesse caso o debut da atriz Drew Barrymore como diretora de cinema, e vou dizer que gostei da experiência. Não, não vai mudar a sua vida, não me deixou pensando a respeito e tirou meu sono, nem nada assim… mas foi muito divertido. E as vezes a gente esquece que o cinema é grande parte entretenimento, e devemos apreciá-lo como tal. Whip it me deixou com um sorriso estampado no rosto, além de muitas caretas (toda vez que alguém se estabacava muito bizarramente), e mereceu ser meu post de inauguração de 2010. Até porque a outra opção eu deixo pra amanhã, que é um post mais “mal humorado”.

Baseado no livro de Shauna Cross, que também assina o roteiro, o filme conta a história da jovem Bliss Cavendar (Ellen Page, sempre fofa e cool), que descobre sua paixão pelos patins, mais especificamente por um esporte que não temos aqui no Brasil (até onde eu saiba) e que não tenho uma tradução, e por seu time: as Derby Girls. É nesse ambiente estranho e proibido pra menores de 21 (Bliss tem 17) que a protagonista encontra sua segunda família.

O problema é que Bliss vem de uma família tradicional, com uma mãe das antigas, que imprime na filha seus sonhos de outra época: enfia a filha em concursos “Little Miss Sunshine” da vida, e obviamente fica as escuras quando Bliss decide tentar uma vaga no time, e consegue. Esse é o conflito tema do filme, como encontrar sua tribo, seu lugar no mundo, sua paixão, e ter o apoio daqueles que ama. O segundo conflito é mais “divertido” e envolve Juliette Lewis como a marrenta Iron Maven, que ao se sentir ameaçada pela novata, acaba soltando o lado competitivo num nível não tão saudável.

O grande trunfo do filme, pra mim, está na equipe Derby Girls. Além de Ellen no papel principal, e Juliette como Iron, temos Kristen Wiig no papel de Maggie Mayhem, Zöe Bell como Bloody Holly, Eve como Rosa Sparks, Drew Barrymore como Smashley Simpson (a mais sem graça, se me perguntar), e Razor, o treinador figuraça vivido por Andrew Wilson. E ainda tem as duas surdas, que são hilárias quando tem que ser, mas no geral ficam mais apagadas. São essas figuras que juntas fazem de Whip it um filme tão divertido. Eu ficava querendo colocar os patins só pra entrar no clubinho e andar com as Derby Girls, e por isso recomendo a todos que quiserem se divertir, a assistirem esse filme.

Ah, e a trilha sonora é excelente, tem participação do Jimmy Fallon, e uma cena pseudo-lés-na-banheira. Check it out!

(Quem quiser ver o trailer, eu já postei aqui)

Nota: 7,0.

9 respostas a Crítica – Whip it (2009)

  1. Julie diz:

    Fiquei com MUITA vontade de ver! Mesmo!

    2010 iniciando muito bem!

    beijos

  2. Uh, no site oficial você pode ver qual seria seu nome Roller Derby: http://www.foxsearchlight.com/whipit/

    O meu ficou Baroness Mantis! rs

  3. Natalia K diz:

    Caraca.
    Você me deixou com muita vontade de ver esse filme. Quando estreia? Eu a-do-ro (sim, com aquela entonação irritantemente afetada) a Kristen Wiig! Ela é a minha preferida do SNL atualmente.

    Beijocas e Feliz Ano Novo para os gêmeos!

  4. Natalia K diz:

    Pô, acabei de ver que esse filme é do ano passado. Que caído, achei que fosse ver esse final de semana.

  5. Vocês não conseguiram isso de mim:

    http://www.megaupload.com/?d=KNXHVS70

    Bom filme ;P

  6. Btw, Natalia K, eu tb amooooooooo a Kristen Wiig!!!!

  7. ftostes diz:

    Eu sou Bonnie Star. rsrsrs

  8. AHUHAUHAUHAUHUAHUAHHUAHA.

    É a sua cara mesmo.

    A Star is Bo(r)nnie, estrelando Phil!

  9. il diz:

    só pra constar… existe time no Brasil já! =)
    e tem outro filme sobre o jogo: BLOOD ON THE FLAT TRACK: THE RISE OF THE RAT CITY ROLLERGIRLS. Mas ainda n consegui assistir, nem achei pra baixar! =)

Deixe uma Resposta

