You go Kathryn Bigelow!

Sério, eu evitei até esse momento em acreditar que a Kathryn podia/pode levar o Oscar de melhor direção, o primeiro para uma mulher, em toda a história do cinema, evitei jinx it, mas não tem como: Go Kathryn Bigelow!

A mulher já quebrou muitas barreiras e por isso merece esse post, de uma wannabe director para uma diretora talentosíssima. From me to you, Kathryn. S2! rs Mas sério, quem viu o filme Guerra ao Terror (The Hurt Locker, no original) sabe do que estou falando, e o porque essa mulher está acumulando prêmios que não param de chegar, a la DGAs (Director’s Guild of America) – o primeiro *ever* para uma mulher – e o BAFTA (o tal “equivalente ao Oscar americano”). E ela realmente merece. A direção do filme é sensacional, o ritmo é perfeito, sabe quanto parar, quando criar tensão,  simplesmente observar. Tudo isso com mão firme, de quem sabe muito bem o que quer.

Então esse papo de ser ex do James Cameron me irrita um pouco, e toda essa polêmica que se cria, de que ela teria sido trocada pela Linda Hamilton (e deve ter sido mesmo, já que depois o Cameron trocou a Linda pela Feia, a múmia atual), teria afogado as mágoas na cama de Ralph Finnes (good for her!) e todo esse bla bla bla. Aparentemente os dois são cordiais, e Cameron admite que a ex tem um filmaço em mãos. Me irrita um pouco que ele ache que não vai ganhar o Oscar de direção ou de filme porque foi babaca e falou a famosa “I’m the king of the world”, e não pela mais pura e simples verdade: vai perder porque sua ex foi superior aos seus 10 anos de revolução tecnológica. Kathryn foi superior. And that’s that!

Da bilheteria pífea de 12 milhões de dólares, Hurt Locker caiu nas graças da crítica americana e internacional, e ganhou folego pra chegar a esse momento com chances reais de bater “Pocahontas meets Dança com Lobos”. E olha que eu adorei Avatar, o filme é super divertido e eu poderia ver várias vezes (ainda mais quando sair a versão extendida em Dvd com sexo alienígena), mas não chega aos pés da tensão e reflexão que Hurt Locker provoca. Já fiz uma crítica do filme (leia aqui), mas tenho que repetir: o que é a cena do supermercado? Simplesmente genial.

Então espero que Kathryn consiga sim o Oscar. Acho que vai dar muita visibilidade para mulheres diretoras, e ser mais uma mãozinha pra empurrá-las no mercado. Um absurdo o quão machista o mundo do cinema ainda é, então sempre bom ter esses casos isolados que vão chamando bastante atenção e quebrando barreiras, mesmo que aos pouquinhos.

Só por efeito de comparação, outros dois nomes de diretoras ficaram na corrida pelos prêmios (Jane Campion – que deveria ter sido indicada por Bright Star – e Lone Sherfig, de Educação). Quem sabe numa próxima não temos duas mulheres concorrendo? Afinal, Kathryn é a quarta mulher a concorrer ao Oscar, olha que ridículo isso?

Podem ter certeza que dia 7 de Março eu vou estar cagando solenemente pra todas as categorias do Oscar, que sinceramente, tá patético, com exceção de uma: Melhor diretorA. So, GO KATHRYN!

3 respostas a You go Kathryn Bigelow!

  1. YEAH! Faço das suas palavras as minhas, Rafinha. E GEZUIS, o que é a cena do supermercado?! Me tocou tanto que eu comecei a rir de nervoso, e quando o filme acabou voltei pra assistir de novo. Tenho um pouco de medo de The Hurt Locker ser o novo Brokeback e Avatar ser o novo Crash, mas PUTAMERDA, se não derem o Oscar pra ela eu desisto.

  2. ftostes diz:

    Acho que ela ganha, até pq o Cameron (e o Tarantino) entraram numa de “Deem o Oscar de direção pra ela, e o de Melhor filme pra mim”. Ridiculos. Tomara que ela leve os dois.

  3. […] a respeito. Como eu já tinha mencionado no post “You go Kathryn Bigelow” (relembre aqui), a vitória de uma mulher na categoria Melhor Direção era muito importante. E a vitória foi […]

Deixe uma Resposta

