Crítica: Brothers (ou como Jim Sheridan assassinou um filme…)

Eu sei que fiquei longe do blog essa semana e foi realmente muito chato, mas o trabalho apertou e eu fiquei sem vida, e sem horário de almoço, e sem tempo livre mesmo em casa pra colocar qualquer besteirinha que fosse por aqui. Mas não gosto de ver o blog as moscas e por isso decidi parar tudo o que estou fazendo e postar. Até porque eu estou louca pra detonar o novo filme do Jim Sheridan, Brothers, remake do maravilhoso Brødre (da diretora Susanne Bier), que eu assisti tem um tempinho e na época detonei via twitter. Mas acho que ainda não tirei tudo de dentro da minha pessoa e preciso falar mal mais um pouquinho, rs.

Assisti ao filme original pela primeira vez no ano retrasado e fiquei muito impressionada com a história, com a intensidade das atuações compostas pelo trio Nicolaj Lie Kaas (amo ele desde Os Idiotas, do Lars Von Trier), Ulrich Thomsen e Connie Nielsen, e a tensão da trama como um todo. E por incrível que pareça, Jim Sheridan, que é um bom diretor (Em nome do pai, Meu pé esquerdo, In America, entre outros), conseguiu destruir isso fazendo um remake vazio, geração coca-cola, com música do Bono Vox nos créditos. Sério, essa foi a melhor definição que consegui encontrar pra esse filmeco americano que estreia hoje nos cinemas.

Primeiro porque o triângulo formado pelos atores dinamarques é sóbrio, maduro, e da credibilidade total a história. No remake o diretor me coloca três crianças basicamente (Natalie Portman, Jake Gyllenhaal e Tobey Maguire) no lugar desses personagens, onde não exite química alguma, e tudo fica muito mais plastificado. Eu não entendi porque a crítica pareceu salvar a perfomance de Tobey como a única correta do filme, não mesmo. Ele está no esqueminha psycho, estereotipado, fazendo um papel que não tem um terço da nuance e da sutileza da interpretação de Ulrich.

E pra piorar, a estética do filme. Tudo me irrita, mas principalmente a trilha sonora… Tudo bem querer fugir do filme original, que se bobear nem trilha tem, não que eu me lembre anyway. Nada te distrai do filme, nada te tira do clima tenso, e nesse parece mais um episódio de seriado americano. Cada cena, uma música. O momento de Tobey Maguire no helicóptero que é abatido é rrrridículo. Mas o pior ainda é os créditos finais, ao sono de Bono Vox. Péssimo. Onde antes o cativeiro era tenso, pobre, miserável, e a situação incomodava, vira nesse remake um monte de “towelheads” com uma câmera de marca na mão, como se isso foi necessário pra piorar a situação. Mas o efeito é o contrário. Tudo parece muito distante, muito mecânico, muito fake.

Quem ficou minimamente curioso com o plot pode assistir ao filme original e se dar por muito satisfeito, porque é excelente. Seguem então dois trailers a nivel de comparação:

6 respostas a Crítica: Brothers (ou como Jim Sheridan assassinou um filme…)

  1. Su diz:

    Ué, cadê os trailers?

  2. Não sei porque não tá aparecendo:/

  3. Julie diz:

    Fiquei com pouca vontade de assistir quando vi o trailer…. Quando vc detona um filminho, eu fico com menos vontade ainda de ver! Hahahahaha

    beijos, Rafinha

    • Sowwy (or not). Mas como falei no seu blog, e repito pras outras almas que passam por aqui every now and then, vejam O ORIGINAL. Bem bom. Gosto muito dos filmes da Susanne Bier.

      Gosto mto dos filme do Jim Sheridan tb, mas esse é um erro na filmografia dele.

  4. ftostes diz:

    Ai, sabe que fiquei com vontade de ver o do Sheridan? Só de pensar no Jake… ai ai

  5. Murilo diz:

    Bom galera, não vejo motivo pra tanta critica do filme. Gostei mto, trilha sonora, interpretação dos atores. Só esperava um puco mais do final, fora isso td bem! Recomendo, o filme é bom

Deixe uma Resposta

