Oscar 2010 – Girl Power

E não é que pela primeira vez na história uma mulher ganhou o Oscar de melhor direção? Foi uma noite histórica, porém melhor do que aquele Oscar das cotas de uns anos atrás. Dessa vez a sensação foi de que não teve favorecimento. Hurt Locker mereceu tudo que veio em seu caminho, e como Mo’Nique disse no seu discurso, o prêmio levou em conta a atuação (e nos outros casos, o mérito), e não a campanha. Não apenas porque Avatar tinha 2 bilhões pra usar em campanha, mas porque os produtores (ou um produtor, Nicolas Chartier) fizeram merda atrás de merda, na semana que as pessoas estavam enviando seus votos pelo correio.

Avatar foi alvo de piadas. E essa foi sua contrbuição para a noite.

Então a noite teve pontos altos e baixos. E eu discordo de muita coisa que foi dita por aí. Discordo até de mim mesmo, pra vocês verem o nível da esquizofrenia. Com todo respeito ao Christopher Waltz que levou merecidamente o Oscar de coadjuvante, o Jeff Bridges de melhor ator, e a qualquer homem que tenha subido ao palco do Kodak Theater, a noite foi das mulheres. Em todos os sentidos. Chegando ao nível de um diretor tentar agradecer seu prêmio de curta documentário e uma mulher louca roubar o microfone e deixar ele sem poder falar quase nada. A música estava sempre impiedosa.

Não tem como não comentar o prêmio de melhor atriz pra Sandra Bullock. Fiz campanha contra ela durante a temporada inteira, mas ontem eu acho que finalmente entendi que o Oscar era dela, simplesmente porque é difícil não apreciar a ex-princesinha da América. Você pode não amar “Enquanto você Dormia”, “Miss Simpatia”, “Velocidade Máxima”, ou até mesmo odiar com todas as suas forças “Velocidade Máxima 2”, “Miss Simpatia 2” ou “Forças da Natureza”, mas ela é simpática, e só de ouvir as pessoas falarem sobre ela, já me deu vontade de lhe dar o prêmio. Isso ficou ainda mais claro no discurso, emocionante na medida, divertido, com boas tiradas… No final, apesar de saber que ela não merecia, me pareceu uma perda menor. E Meryl, mesmo não ganhando, e vestindo um roupão de banho pra ir ao Oscar, brilhou a noite toda, encantando da primeira fileira as várias menções ao seu nome.

"Estava tomando um banho com minha amante Sandra Bullock e só deu tempo de colocar o roupão."

Além disso, foi muito bom ver as gordinhas de “Preciosa”, e desconfio que colocaram uma cadeira especial pra Gabourey Sibide. Ela foi absolutamente foda, e gostei até de ver a Oprah falando sobre ela, mas não consigo imaginar uma carreira de sucesso pra ela. Physique du rôle conta como alguma coisa, é difícil achar papéis pra ela, inegavelmente. Já a Mo’Nique, que pode seguir como uma versão talentosa e inteligente da Queen Latifah, mereceu de longe o seu prêmio e fez um discurso legal. Espero ver mais filmes com ela, que realmente me deixou arrepiado em “Preciosa”. Desconfio que tanto ela, quanto o Waltz, devem ter ganho com mais de 90% dos votos. Não tinham opções pra segundo lugar na categoria.

Com esses óculos, a caveira da atual mulher do James Cameron deve vir em cima de você. MEDO! Isso que é homenagem ao terror.

Tirando isso, a cerimônia foi tranquila. As únicas surpresas foram Melhor Roteiro Adaptado pra “Preciosa” em vez de “Amor sem Escalas” (eu adoro esse último, tava contando com o roteiro pra ele), Melhor Filme estrangeiro pro argentino “O Segredo dos seus olhos” (que está em cartaz, quero ver correndo, até porque é do diretor de “O Filho da Noiva”, um dos poucos filmes que me fez chorar), e uns prêmios técnicos pra “Guerra ao terror”, que todo mundo juraaaava que eram do “Avatar”. Os smurfs saíram só com três prêmios (que eu achei muito), e eu fiquei particularmente feliz porque a trilha liiiinda de “Up” ganhou. Muito merecido. Achei os apresentadores Steve Martin e Alec Baldwin foram muito felizes nas piadas em geral, e não achei tãaaao maçante quanto em outros anos. De resto, só vale comentar que a Kathryn Bigelow, aquele pão que levou o prêmio de Melhor Diretora, tem CINQUENTA E OITO ANOS! Eu não dava 40 pra ela! E pensar que o James Cameron trocou ela e agora está com aquela caveira fantasmagórica (que ontem tava vestida de Smurfette). Isso por si só prova que ele não é tão inteligente assim. Isso e o corte de cabelo, claro.

CINQUENTA E OITO ANOS!!! E a Barbra tava um maracujá.

5 respostas a Oscar 2010 – Girl Power

  1. carol patriarca diz:

    Não vou mentir que não chorei quando kathryn ganhou o prêmio de melhor diretora e the hurt locker melhor filme. E a apresentação da trilha de Up com a caixinha de música foi linda =D

  2. Ana diz:

    Pô, Fil, a Barnra já deve estar perto dos oitenta, se não parecer maracujá fica até estranho.
    Eu gostei da cerimônia, achei o Steve eo Alec engraçados e a Meryl sensacional como sempre. Achei até que ela estava torcendo pra Sandra (que não é uma super atriz mas dá pro gasto e é uma simpatia mesmo, pena que vc não gosta dela). Aliás, a Meryl várias vezes puxou a galera pra aplaudir de pé – elegantérrima!
    Mas o que eu mais gostei foi do discurso do Michael Sheen pra Helen Mirren – arrasou!
    Beijo, twin!

  3. Julie diz:

    Tá, eu dormi durante os melhores prêmios, não gosto de filme de guerra e fiquei feliz pela Sandrinha!😉

    beijosssssssss

  4. ftostes diz:

    A Barbra tem 67, menos de 10 anos de diferença pra Kathryn! Mas o que mais me incomoda é que ela é foda, e não trabalha mais. Esse primeiro oscar podia ter sido dela… tsc tsc tsc

  5. Eu queria ter escrito um post a respeito, mas como eu to trabalhando que to que nem uma corna, não vou ter tempo, então deixo aqui que comemorei mais que gol de seleção a Kathryn Bigelow ganhando o Oscar de melhor diretora.

    “You go, Kathryn Bigelow!”

    De resto foi legal. Só acho que a Sandy, ainda que fofa, era a atriz que menos merecia aquele Oscar.

Deixe uma Resposta

