Top 5 – Atrizes mirins em atuações inesquecíveis

Eu diria “That bitches” porque normalmente criancinhas prodígio são o oh, mas nesse caso adoro todas elas, e acho genial que sejam tão talentosas e importantes dentro dos filmes que participaram. Muitas dessas crianças deram atuações que atores adultos estão ha anos tentando alcançar. Foi difícil fechar as 5 atrizes da minha lista de hoje, porque são muitos talentos mirins com performances impressionantes. Sorte que uma delas passou pra adolescência nas filmagens do filme e permitiu colocá-la de bônus no final do post (note to self: Não esquecer o bônus! rs). Então vamos as meninas, que depois o Fil chega com os little fellas.

obs: Calculei as idades pensando nas filmagens (1 ano antes do lançamento oficial do filme – só pra dar uma idéia mesmo).

5. Abigail Breslin (8 anos em Little Miss Sunshine)


Abigail lutou pelo quinto lugar e desbancou Christina Ricci em A família Addams (pra tristeza do Fil), e Evan Rachel Wood em Digging to China. Mas no fim das contas deu Little Miss Sunshine. E nem foi só por causa da indicação que ela conseguiu ao Oscar de Melhor atriz coadjuvante, mas porque Abigail É Olive. Quem não lembra do grito ao descobrir que estava dentro do concurso? Ou da cena da lanchonete com o sorvete “a la mode”? Ou com o olhar choroso com medo da reprovação do pai ao dizer “Daddy hates losers”? E finalmente pela cena final, dançando como uma mini-stripper e escandalizando todo o povo conservador americano. G-E-N-I-A-L! Mereceu estar aqui, não concordam?

4. Nina Kervel-Bey (9 anos em A culpa é do Fidel!)


Talvez o filme francês que mais conquistou os brasileiros nos últimos 10 anos (ficou basicamente 1 ano em cartaz), A culpa é do Fidel! era sustentado pela atuação de uma jovem menina desconhecida: Nina Kervel-Bey. Depois disso ela sumiu do mapa, pelo menos no imdb e sabe-se lá quando vamos encontrá-la no futuro (se é que vamos). Mas Nina deixou seu marco no cinema internacional como a filha de esquerdistas engajados que percorre uma das maiores evoluções de personagem do cinema. Sua personagem Anna de la Mesa começa o filme em rebeldia em relação as escolhas dos pais. Ao sentir as mudanças que começam a ocorrer em suas vidas ela tenta fazer barulho e malcriação para voltar ao “normal”. No fim das contas ela acaba entendendo que mudanças podem vir para o bem, e que existem coisas mais importantes nessa vida do que brincar de boneca e morar numa casa com jardim.

3. Sarah Bolger (10 anos em In America)


Sarah e a irmãzinha Emma chamaram minha atenção pela primeira vez no filme In America (do Jim Sheridan, quando ele ainda era bom, rs). Tendo que escolher uma, fiquei com Sarah. A profundidade que essa menina alcança é simplesmente sensacional, e me fez cry like a little girl (rs). Realmente fiquei muito emocionada e me identifiquei com as questões e reflexões que sua personagem vivia. Quando crescemos e amadurecemos mais rápido do que deveríamos, e absorvemos responsabilidades que não deveriam ser nossas. E Sarah deu tanta autenticidade a personagem que realmente faz com que ela merece essa medalha de bronze do top 5 da semana. Atualmente ela participou da série The Tudors… e vou dizer, que tudors ela (piadinha a la Rodrigo Fonseca).

2. Anna Paquin (10 anos em O Piano)


Provavelmente uma das atuações infantis mais famosas da história do cinema, ainda mais porque deu a Anna Paquin o Oscar de atriz coadjuvante. O filme é sensacional e sua parte no filme é realmente impressionante. Ela consegue ser uma criança em cena, sem provocar artificialidade. Ela é dengosa, fofa, pentelha, faz pirraça, chora, e se emociona. Perfeita! E pra mim a “cena do dedo” é de arrepiar. Quem não entendeu porque nunca assistiu esse filme maravilhoso da diretora Jane Campion, vá correndo pra Americanas (melhor que alugar, porque o dvd vende por R$9,90). Vale a pena, e em boa parte por causa de Anna Paquin, nossa não-tão-querida-assim Sookie Stackhouse.

obs: Eu tinha uma história hilária sobre a foto que tinha pensado em colocar aqui, mas vai virar piada interna entre mim e o Fil. rs

1. Jena Malone (11 anos em Bastard out of Carolina)


Ok, ela é a mais velha dessa lista, mas quer saber? F*da-se. Ninguém, não importa a idade, deveria passar pelo que a personagem dessa menina passou nesse filme. E imagina como deve ter sido, tanto pra ela como pro ator que fazia o padrasto fdp, fazer essas cenas? Ela é espancada, estuprada e ainda tinha que falar com sotaque caipira o filme inteiro. Trabalho árduo que a maioria não daria conta, mas foi ai que Jena mostrou pro que veio. Depois desse filme (que foi para tv), inúmeras indicações e boas críticas, ela começou uma excelente carreira de filmes indies e continua ai até hoje. Ainda acho que essa menina vai levar um Oscar, pode anotar!

E quase, mas quase esqueci do bônus:

Saoirse Ronan (12/13 anos em Desejo e Reparação)


Eu e Fil chegamos a conclusão que não valia colocar a Saoirse aqui (leia-se Serr-sha), já que ela fez 13 anos no set do filme. E ai já era teen, não podia mais entrar na lista. Mas ao mesmo tempo ela faz uma criança no filme, o que te deixa meio confuso. Ainda assim, quis deixá-la de bônus porque pra mim essa é uma das atrizes mais promissoras de sua geração. Ela tem um ar de grandeza e inocência meio paradoxal quando está frente as câmeras e realmente é um prazer assisti-la atuando. Em Desejo e Reparação (Atonement) ela faz a versão pentelha da Briony, mas depois de ser redimida pela versão de Vanessa Redgrave, você faz um flashback e começa a realmente a apreciar a atuação de Saoirse. Percebe que ela é muito mais uma criança que um ser evil, tudo com muita sutileza. Nada de overacting!

E ai, quem faltou? (Já sei que o Fil vai falar “Judy!”, mas desculpa, 17 anos não é uma criança! rs)

7 respostas a Top 5 – Atrizes mirins em atuações inesquecíveis

  1. ftostes diz:

    5- Eu AMO a Abigail Breslin, e ela tá foda, fofa e dumb em Miss Sunshine. Que filme lindo, e como ela tá incrível. Amo todas as cenas que vc colocou e um pouco mais. Adoro ela dedicando a apresentação no final pro avô no “porta malas do carro”.

    4- Nina quelque chose é foda mesmo. Talvez uma das melhores atuações infantis que eu já vi, bizarro pensar que tudo aquilo vem de uma menina de 9 anos. Palmas pra ela.

    3- Booooring. Fofinhas, mas podiam ser claramente substituídas pela Vandinha, ou até a Drew Barrymore em ET.

    2- Conta pra ninguém não, mas eu ainda não vi o filme. 9,90 na Americanas, né?

    1- Ok, ninguém viu esse filme, não me sinto tão mal. rsrs

    Love you baby!!!

  2. steptwin diz:

    faltou a menina e o menino do deixa ela entrar!!

  3. Mañhana diz:

    Drew Barrymore, senti falta.

    • Eu até considerei, mas ela ainda estava atrás da Chrtistina Ricci. A Drew era fofa, mas como atriz acho que sempre foi mediana. Mas muito fofa, se eu fizer um top 5 das crianças mais fofas do cinema, ela entra!😉

  4. douglas diz:

    faltou chloe moretz

  5. douglas diz:

    faltou a maravilhosa:chloe grace moretz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: