Top 5 – Atores mirins (independente de terem se tornado drogados promíscuos)

Eu acho um tema polêmico esse. Atuações infantis podem ser fofas, podem ser oscar-worthy, podem ser precoces… difícil julgar crianças. E como os posts de filmes com pedofilia booombam toda semana, acho que vamos virar ídolos dos pedófilos depois de hoje (outrageous, não suporto a pedofilia). Mas tem crianças que, mesmo que inconscientemente, colocam muito adulto no chinelo. E é pra homenageá-las que fizemos esse post. Nenhum se compara a minha atuação de Caracol  na peça da escola da aula de Educação Artística, mas chegaram perto.

5- Jackie Coogan ( O Garoto, 1921) – Classic

A grande sacada!

Ok, o nome do filme é “O Garoto”. Nada mais junto que colocar ele no top 5, é como se ele fosse o avô de todos os child stars que viriam a seguir. E a grande sacada do Chaplin foi essa, usar Jackie Coogan no filme. Isso e dirigir, atuar e produzir seus filmes. Mas o Jackie fofinho, cujo pai não parecia ser um amor de pessoa (ameaçou mandar o filho pra um reformatório se ele não chorasse numa cena), deu muita conta do recado, e trabalhou em 1 zilhão de filmes, dos quais eu conheço… nenhum. Mas enfim, ele morreu dia 10 de março de 1984, quando eu tinha apenas 9 dias de vida, e acho que we bonded somehow. Creepy, né?

4- Freddy Highmore (Em busca da Terra do Nunca, 2004) – Cry Baby

Tio Depp, depois me leva na fábrica de chocolate?

Ok, Freddy me fez chorar. Muito. E isso é raro. Mas a atuação do menino é fantástica, é de uma maturidade incrível. Tá certo que estar cercado do Johnny Depp e da Kate Winslet, só te resta ser sensacional ou desaparecer do filme (que nem os irmãos dele). Mas eu lembro especificamente de depois de ter chorado todas as pitangas, enterrado os defuntos, alguém pergunta pro Little Peter se ele era o Peter Pan, e ele diz: I’m not, he is, e aponta pro Johnny Depp… snif… Foi bem emocionante.

E em segundo lugar na categoria dramática, eu daria pro ensemble de Stand by me, Conta Comigo em português. Filme foda e fofo. Não lembro o nome de nenhum deles, mas o filme é uma sessão da tarde que se eu pudesse, via sempre. Alguém tem esse filme em dvd??

3- Elijah Wood (O Anjo Malvado, 1993) – The Dumb One

Who is Dumb? Pelo menos eu virei Hobbit!

Tá bem, o Elijah não envelheceu um dia desde esse filme. Se me falassem que ele ainda não é adolescente, eu acreditava. É a mesma cara, impressionante. E nesse filme ele faz o paspalho, que vira um joguinho na mão do evil cousin Macaulay Culkin. O filme é creepy, e mostra a verdadeira face das crianças. Ou elas são bananas (Elijah), ou são evil little bastards (Culkin). Ok, nem toda criança é assim, mas muitas são e vocês não sabem. Algum afogamento acidental na sua família, com alguma criança por perto? Ahaaa! (ok, se alguém da sua família morreu de afogamento recentemente, sorry. E se tivesse alguma criança por perto, não vai matando ela, ok?)

2- Macaulay Culkin (Esqueceram de mim, 1990) – The funny one

Me? Drugs? Outrageous!

Esqueceram de mim super fez parte da minha infância. Ele se virando no mercado, aprontando todas sozinho em casa (chamada da sessão da tarde, praticamente), eu era viciado! Morria de rir, me divertia, e esperava ansiosamente pela parte que os ladrões tentavam invadir a casa. Isso somado a relação super fofa com a Catherine O’Hara (mother issues, anyone?) sempre me comoviam. E a continuação em NY? Perfeita! Acho que foi aí que o mito de New York como uma cidade fantástica que eu precisava conhecer foi criado, e alimentado constantemente no decorrer dos anos.

Também vou dar um segundo lugar pras interpretações divertidas de crianças, pro elenco dos Goonies. Ninguém ali é sensacional, ok, mas como ensemble, eles merecem uma citação, pelo menos. Foram anos escondendo coisas em casa, e nos quintais da vida, e fazendo mapas pros meus primos encontrarem.

1- Haley Joel Osment (O Sexto Sentido – 1999) – The Creepy One

"I see dead careers"

Tenho que fazer uma confissão. Crianças me dão medo. Se forem precoces então, põe uma foto na minha geladeira e espera eu perder 15 quilos (ou começar a comer coisas não geladas). Crianças também me irritam, e em shoppings eu me seguro muito pra não sair bicando. Sabe como é, elas tão ali em baixo, pertinho do pé, tão gritando e fazendo pirraça, baixa o Jack Nicholson em “O iluminado” e já viu, né? Mas de todas as creepy children, e aqui coloco a Dakota Fanning, o Culkin do Anjo Malvado, o filho do Iluminado, o bebê de Rosemary, Samara do Chamado, menino que arrota do Grito, o que melhor atuou e que por isso mais me chateia que tenha desaparecido, foi o Haley Joel Osment. Antes de O Sexto Sentido, ele fez uma participação em Ally McBeal como um menino que decide processar Deus porque o pai morreu quando uma árvore acertou ele e depois ele descobriu que tinha leucemia. Gente, uma criança careca processando Deus, tá chorando já, né? É lindo demais, até a Ling chorou nesse episódio. Depois veio o “I see dead people”. Ele foi indicado ao Oscar e perdeu pro com-o-pé-na-cova Michael Caine por um filme mela cueca. Acho que ele nunca se recuperou do baque e a carreira foi por água abaixo. Acredito tanto nas razões psicológicas dessa perda, que o último filme de Haley foi o pavoroso “Lições para toda a vida”, exatamente com Mr. Cane. Depois disso ele virou dublador de jogos de videogame. Juro pra vocês, true story.

Bônus Nacional:

Não podia faltar um bônus nacional, né? E como minha paciência pra crianças é mínima, não me ocupei de procurar o nome delas no imdb. Vai pra todo o elenco infantil de Cidade de Deus. Não faço idéia de como o Fernando Meireles tirou aquela atuação delas, mas eu acredito que foi com violência física. Fala sério, aquelas crianças choram muito bem quando tem uma arma apontada pra cabeça delas. Também dou um pontinho pro Vinícius de Oliveira do Central do Brasil. O filme é foda e ele me comove.

14 respostas a Top 5 – Atores mirins (independente de terem se tornado drogados promíscuos)

  1. Ana diz:

    Fil, estou de mal com vc. Não relacionar o mais talentoso de todos os atores mirins de todos os tempos, o Joseph Mazello, é imperdoável. Sério, eu adoro esse garoto, ele deu banho em todos os filmes em que atuou, depois sumiu e agora está numa série da HBO. Vamos ver, né…

    O ensemble de Stand by Me, um dos filmes mais fofos que eu já vi – baseado num conto do Stephen King, pode?! -, só tem fera mirim: River Phoenix, que dispensa comentários, Corey Feldman, o ator-mirim símbolo de uma geração, hoje meio sumido, Will Wheaton, o cadete Wesley Crusher de Star Trek TNG, e Jerry O’Connell, que depois fez Sliders e outras coisinhas.

    Eu não tenho o DVD, mas sempre que passa eu vejo. Será que a gente acha pra “alugar”?

    Beijo

  2. ftostes diz:

    Sério que você gosta do Mazello? Eu tenho uma teoria que todas as crianças que fizeram algum Jurassic Park são do demo. 90% dos adultos, portando armas, são mortos por dinossauros, mas de alguma forma aquelas crianças prodígios (a.k.a. demoníacas) sobrevivem a Tiranossauros e Velociraptors.

    Saudade de Stand by me. Esse foi um filme muito bom. Todos eles meio que sumiram, né? Assim que eu achar um link pra “alugar” em avi com boa qualidade, eu posto aqui. rsrs

    • Eu tenho Stand By Me “alugado” em divX. rs
      Era só ter me pedido. Adoro o filme, e como assim vc não lembra que tinha o River Phoenix e o Jerry O’Connel, que foi o gordinho efeito cômico que virou galã de filme de terror adolescente (em Pânico 2 ele era o namorado gatinha da Sidnay – e namorou a SMG na vida real! Vc realmente não leu com atenção as minhas legendas super-cool).

    • Ana diz:

      Fil, eu A-DO-RO o Mazello. E ele é meio do demo mesmo, não esqueça que ele não deu mole pra Meryl em O Rio Selvagem – que é besta, mas a Meryl é a Meryl ( o mesmo vale pro Vinícius e a Fernanda em Central do Brasil)…

      Os meninos de Stand By Me estão mesmo, hoje, meio sumidos, mas de vez em quando os dois menos famosos da época ainda aparecem (Jerry e Will), mesmo que em coisas menores.

      Se eu achar, te falo. Se esperar a Rafa “alugar” pra nós, tá véio!

      Beijo!

  3. Quanto aos outros escolhidos, eu acho que o Elijah mudou e mto! Ele prometia ser um cara mto lindo e gostoso, assim como o Daniel Radclyffe, mas viraram dois semi-geeks nada demais. Prometiam mto e viraram “hominhos” estranhos.

    Eu teria colocado o menino de Where the Wild Things are que é simplesmente genial, mas tudo bem, já que vc AINDA não viu o filme (Outrageous!).😀

    Adorei o top amore!

    • Ana diz:

      Ah, mas pelo menos o Elijah é bom ator! Continua sendo!

      E eu também adoro o Freddy Highmore, pra mim seria n.º 1. E o n.º 2 seria o Josh Hutcherson de Ponte para Terabithia.

      Ah, e só pra não dizer que eu só tô falando da sua lista, acho que a Dakota Fanning merecia estar na lista da Rafa…

      Beijo!

      • O Josh Hutcherson também entraria na minha!!! Eu amo aquele muleque, e choro baldes com Terabiitia😀

        E o Max Records do Where The Wild Things Are. Mesmo estilo, só que um pouco mais melancólico. Amo.

  4. Marco diz:

    Engraçado, você citou dois filmes com o Corey Feldman, Stand by me e os Goonies (ele era o bocão), aliás nos Goonies tem um monte de conhecidos, o principal cujo o pai venderia a casa por falta de dinheiro é o San de Senhor nos Anéis e o irmão mais velho dele é o Josh Brolin, protagonista de Onde os fracos não tem vez. Corey Feldman também trabalhou junto com Corey Haim em Garotos perdidos, filme com kiefer sutherland (astro de 24 horas), que também trabalha no Stand by me. O que todos tem em comum? Fizeram parte da minha infância. Parabéns, ótimo post.

  5. Simone diz:

    Bem, amo filmes! Amei essa página. E fiquei feliz por você ter citado o Stand by me. Esse filme me traz ótimas lembranças e ele é um filme muito forte, cheio de sentimentos e mensagens. Mas gostaria de homenagear aqui o salvatore cascio do filme Cinema Paradiso. Não porque Giusepe Tornatore é meu favorito, mas porque o Toto era uma coisinha fofa à parte naquele filme.

    Lindo demais

  6. lidia diz:

    file:///C:/Documents%20and%20Settings/Cliente/Meus%20documentos/Minhas%20imagens/Z897ybp.jpg

  7. Soo estudante , tenho 11 anos fasso curso de ballet e teatro e gostaria de particiapr do seu programa estou nu 6ANOO quer saber mais coisa de mim me leve para o seu programa (:

  8. Erika diz:

    Otimos atores sendo levados pro mundo das drogas

  9. Adriana diz:

    Só tem fera nesta lista, Stand By Me é um filme lindo!!Tem vários atores que estam na ativa ainda mas o grande e talentoso River Phoenix infelizmente morreu em outubro de 1993 vitíma de overdose, é só procurarem no google que lá tem toda a história da sua morte. É uma pena, essa concerteza foi uma grande perda pro cinema, ele morreu muito jovem e concerteza estaria fazendo muito sucesso hoje!

Deixe uma Resposta

