Crítica literária – Dead and Gone (9º livro da saga “True Blood”)

*sem spoilers* (se é que isso é possível, rs)

O saga True Blood está entre aspas porque esse não é o nome da série de livros de Charlaine Harris, mas como a série acabou ficando mais popular que os livros aqui no Brasil, achei que ficaria mais chamativo dessa maneira. That being said vamos ao post:

Eu tenho que admitir que também só fui atrás dos livros da série The Southern Vampire Mysteries depois de assistir a primeira temporada de True Blood. Eu estava bem preconceituosa com filmes, séries e livros de vampiros pós-trauma-crepusculo, mas o fato do mesmo Allan Ball, de Six Feet Under, Beleza Americana e Towelhead, estar por trás da adaptação da telinha me fez reconsiderar. Afinal, ele nunca tocaria num material minimamente digno, que pudesse servir de pano de fundo pra toda crítica ácida e ironica sobre a hipocrisia humana, que o mesmo já tinha exibido nos trabalhos anteriores.

Devo admitir que estamos nos preparando pro lançamento do 10º livro da saga, e já está se esgotando. Não sei se sou eu, mas acho que a série foi bem até o 4º ou 5º livro. Depois disso ficou muito na mesmice, pendendo mais pros namoricos da Sookie, que pra ser sincera, ficou uma chatonilda. Não uma Bella Swain, mas talvez uma Claudia (Entrevista com o Vampiro)… Você fica querendo mandar ela calar a boca e parar com tanta repetição. Porque séries longas produzem o efeito “amnésia”, se não nos leitores, na própria autora, que insiste em fazer sempre os mesmos comentários, como se fossemos idiotas vivendo um bad case of memento.

A única coisa que ainda salva é meu querido diliça Eric Northman (Alexander Skårsgard, em TB) que se mantém interessante e retêm algum mistério. Por isso ele acaba virando o objeto de desejo de todas as leitoras (e leitores bibas), que já chegaram a mesma conclusão: o Bill é o vampiro mais chato ever! Pra quem acompanha a série estamos começando a viver esses momentos de “alguém enfia uma estaca nesse cara” agora. E o pior, não vão estacá-lo tão cedo, já que ele e Anna Paquin estão noivos na vida real. Se bem que Chase e Cameron, de House, também eram, e todo mundo sabe no que deu (= Cameron foi trabalhar na Broadway! Okaaaaaaaay, let’s see where that takes her).

O lado negativo é “Pra onde foi a Pam?”. Sério, a sidekick do Eric, a soccer mom vampire, Pam é uma das personagens mais ácidas e carrega consigo aquele ar de “I don’t give a flying fuck”, garantindo seu lugar na lista dos Lost Twins. Nesse livro ela mal aparece, o que é um absurdo. Mas pensando positivamente, a atriz Kristin Bauer acabou de ser anunciada como integrante do elenco principal da série, o que significa que ela vem ai! Clap clap clap. E vocês lembram do minisode que eu postei aqui no blog semana retrasada, certo? A coisa promete.

Voltando ao livro, o 10º da série sai em ainda esse mês, se é que já não saiu nos EUA. E não, não é o último da saga, o que me dá ainda mais “medinho”. Será que eu vou ter saco e fôlego pra acompanhar até o final? Acho bom a Charlaine Harris matar um personagem grande (tipo o Bill, rs) pra história dar uma sacudida.

Por hoje é só pessoal. Pra não ficar nessa monotonia, ai vai o 2º minisode de True Blood, featuring Jessica, a vampira que não existe nos livros, e que é uma das melhores coisas da série (thank god for Allan Ball!):

2 respostas a Crítica literária – Dead and Gone (9º livro da saga “True Blood”)

  1. Barbosa diz:

    Toda série que prolonga demais estraga. Devia ter uma lei impondo que as coisas acabassem enquanto ainda estão boas…

  2. jessica diz:

    JAMAIS.
    O BILL DEVE FICAR VIVO, ENTRES ASPAS.
    DEVE TRANSFORMAR A SOOKIE E TEREM UM FILHO.
    DEVEM MATAR TDS OS VAMPIROS.
    POIS SÓ ASSIM A PAZ PODE REINAR.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: