Musical Monday – Rent

Meu primeiro contato com Rent veio através do filme de Chris Columbus na Tv. Eu lembro de ouvir que era uma das peças mais consagradas da Broadway, mas ao ver o filme fiquei imaginando qual o motivo pra toda a “hyper” em volta da mesma. Só fui me dar conta de o quanto o texto de Jonathan Larson é foda, as músicas são boas, e a hype é merecida ao assistir o revival “Rent: Filmed Live on Broadway”. Onde o filme era “pop chiclete”, a peça é puro rock n’ roll. Onde Columbus era brega, nos palcos é exorbitante e irreverente. Concluindo, o filme é um aperitivo PG-13 do que o verdadeiro Rent pode ser. E que feito (no sentido negativo) foi esse de Columbus, afinal ele tinha a seu favor grande parte do elenco original da peça. Sendo esses atores que conseguiram migrar com sucesso para as telonas (e telinhas), caso da nossa digníssima Idina Menzel (lembra?) e o maridão Taye Diggs. Uma pena pensar que antes dele, Spike Lee era o diretor ligado ao projeto… Tudo a ver com o cenário do filme.

Aos que ficaram interessados, recomendo primeiro assistir a peça e depois o filme, porque é fraquinho, mas não é lixo. Dá pra divertir e alguns amigos meus vão até defender que é uma adaptação realmente boa, então vamos lá, assista também! E depois, aproveite pra “comprar” a trilha sonora e ficar ouvindo on a loop, porque é muito boa. Vamos aos clipes musicais:

La vie Boheme (versão do filme)

Over the Moon (versão da Eden Espinosa na peça. Eu simplesmente *amo* esse monólogo e a personagem Maureen)

Mais um? Ou dois? Ok, eu sei que todo mundo esperava que eu fosse previsível e postasse “Take me or leave me”… e sim, eu sou muito previsível, e o que posso fazer se esse é um dos meus casais preferidos (fica mais evidente via peça) – então ai vão as duas versões a nível de comparação. As duas com a Tracie Thoms, que não é a Joanne original, mas é ainda melhor.

Idina Menzel e Tracie Thoms – Take me or leave me (versão filme)

Tracie Thoms e Eden Espinosa – Take me or leave me (revival Broadway)

3 respostas a Musical Monday – Rent

  1. Julie diz:

    Tá, não fica com raiva de mim mas eu DETESTO Rent! Deve ser porque só vi o filme e acho que nem posso considerar que vi porque tentei ficar acordada até o final pelo menos umas 5x! Desisti de tentar, o tema não tem apelo pra mim, preciso que me levem na Broadway pra mudar de idéia…

    beijossss

  2. casosecriticas diz:

    EU AMOOO Rent. Pronto, falei! Esse é um musical é, literalmente, o musical da vida de Mr. Larson. Ele me lembra o Princeton da Avenida Q, q buscava seu rumo no teatro musical e achava q o tempo estava passando pra ele. E, a cada dia q passava sem q ele conseguisse escrever um bom musical, sua vida estav asendo desperdiçada. Aí ele resolve escrever Rent, em q portadores do HIV contam a história de como o tempo é curto, efêmero e o ser humano tem capacidade de desperdiça-lo. E, qdo ele achou q tinha chegado ao auge, morreu novo, aos 30 e poucos.

    • Total. E tava vendo um doc no Youtube sobre a peça e coitado do Jonathan. Morreu no dia da parada, muito novo e perdeu de ver sua obra se popularizar a níveis surreais em termos de Broadway. Até o Bill Clinton foi assistir, quando ainda era presidente.

      Mas realmente, quem vê só o filme não tem noção da qualidade do material. Chris Columbus é Percy Jackson, Harry Potter, Homem Bicentenário, e outros do gênero. Não dá pra um cara como esses dirigir uma peça rock n roll dramática que lida com HIV, pobreza, homossexualidade, etc etc.

      Tinha que ter sido outro diretor. Fato. E Rosario Dawson é uma graça, mas não canta necas!

Deixe uma Resposta

