Crítica – Dente Canino (Kynodontas, 2009)

Vencedor do prêmio “Un certain regard” (Um certo olhar) no Festival de Cannes de 2009, o filme grego Dente Canino passou pelo Brasil através da Mostra de São Paulo. Como eu não pude me dar ao luxo de viajar e comparecer a Mostra, o filme passou batido pela minha pessoa até que eu me deparei com a lista “Os melhores filmes de 2010… até agora” do blog The Playlist (para ler a matéria na íntegra, clique aqui). Dessa mesma lista comecei a fuxicar datas de lançamentos, quais filmes iam chegar por aqui nos cinemas, quais tinham chances de Festival do Rio, e quais já estavam ao meu alcance no clique de um mouse. A resposta pra última opção era basicamente uma: Dente Canino. Resolvi assistir ao trailer no Youtube pra me decidir e logo pensei “Esse filme promete ser uma experiência de outro mundo!”. Eu estava certa.

O filme conta a história de um casal super-protetor que decide ocultar os filhos do mundo como conhecemos ao isolá-los numa casa de campo, onde ensinam a essas “crianças” (os três já tem quase seus 30 anos) que eles não devem sair do terreno da casa até que os dentes caninos cresçam e caiam outra vez. Uma coisa de louco! Não existe televisão, telefone, nem mesmo definições para palavras como zumbis ou cunt (essa eu fiquei sem graça de traduzir, mas quer dizer XXT, rs). O único contato com o mundo lá fora se faz através da personagem Christina, segurança da empresa do pai que é paga para ir de vez em quando na casa no meio do nada e satisfazer os desejos sexuais do filho do casal. Já disse que é coisa de louco? Você não faz noção, wicked leitor, o que quer que você consiga imaginar, é ainda mais doente. E por isso o filme funciona tão bem. Parte do filme você fica com o queixo no chão, rindo das situações que se criam num mundo tão nonsense, e outra você tenta tapar os olhos com a crueldade imposta sobre essas pessoas.

Não quero ilustrar com situações porque eu odeio quando a Isabela Boscov da VEJA faz isso. Sinto que tira parte do prazer/choque/surpresa que o espectador só experimenta por completo quando assisti o filme “no escuro”. Então tudo que posso fazer é deixar o trailer aqui para a avaliação de cada um e dar minhas sinceras recomendações pra que corram atrás e assistam o filme. Mesmo que não faça seu “gênero”, o filme ainda proporciona muito material para discussão e reflexão.

obs: Não recomendado pra menores de 18 anos. Sério isso… Se você é um menor perv que frequenta esse blog, considere-se avisado. Você pode não dormir… ou acordar as 5 da manhã ainda pensando em certas cenas do filme (foi o que aconteceu comigo, e olha que já estou nos meus 69…rs)

obs2: Pra quem for correr atrás do filme, vale saber que o nome dele internacional ficou como Dogtooth. Boa sorte! rs

Nota: 9,0.

12 respostas a Crítica – Dente Canino (Kynodontas, 2009)

  1. Dennis diz:

    os gregos sao os melhoressssssss =P

    ja baixei, só to com akela preguicinha basica d assistir!!!

    • Vejo mto pouco filme grego😦
      Esse ano só vi esse e Hardcore.
      Dicas?

      • Dennis diz:

        ai miga, tb to fraco aki, 1 vergonha ne? meu povo nas telas e eu de preguiça. to pra ver faz tempo o da lasagna la, dps t conto. o diretor do da lasagna fez 1 filme sobre 1 transsexual (kkk nao consigo nao escrever c/ 2 ss kkk)chamado Strella q fez sucessinho aki c/ a critica. tb tem o angelopoulos ne, q é lento mas é bacana… fora isso to por fora, vo me informar melhor, aki tem 1 festival d cinema grego todo ano, mas nunca vo v nada pq os filmes tem 1 cara meio VA, tipo retomada brasileira kkkkkkk

    • Liam diz:

      Não tenhas preguicinha, o filme é muito bom mesmo. Tenho a certeza que toda a gente vai adorar!

  2. Guy Franco diz:

    Ai, ai, ai… Esse filme grego, viu… esse filme grego…

  3. ftostes diz:

    Olha, não sei se fico com medo ou interessado em ver… de qualquer forma, vai pra lista de downlo… locação da Locadora fantasia que disponibiliza filmes que nunca vão ser lançados no Brasil.

  4. Sharlene diz:

    Interessante… e fiquei sem dormir direito tb…

  5. Celly diz:

    Oi, só não comentei esse filme antes, pq só conheci o blog agora… Já assisti ao filme e ele é intrigante, refere ao tema de incesto e de proteção que deixa a gente boquiaberto.

    Para quem é amante de cinema e gosta de drama, este filme poderá fazer parte da sua lista!

  6. Marlon diz:

    tem outro link para download??

  7. […] em obras atuais como Dentes Caninos (Yorgos Lanthimos, 2009) e Miss Violence (Alexandros Avranas, 2013) é difícil sem fazer um paralelo entre […]

Deixe uma Resposta

