Top 5 – Vídeos preferidos (Fil’s Version)

Esse top me deu mais dor de cabeça do que eu poderia imaginar a princípio. It turns out que a minha fase MTV assistindo clipes all day long foi muito curta, e muito trash. Quando Wicked Sis surgiu com esse tema, na minha cabeça só surgiam imagens da Britney Spears dizendo “But I though the old lady dropped into the ocean in the end”. Ou Nsync de marionetes cantando Bye Bye Bye. E quando eu quis surtar, pensando que eu sou a pessoa mais trash desse universo, e querer culpar minha mãe por ter me deixado assistir tv numa época tão influenciável da minha vida, eu lembrei de Blur e as caixinhas de leite. Elas eram a prova que eu tinha salvação (não muita, mais algumas). E vasculhando minha memória, fui lembrando de uma ou outra coisa que tinham dignidade em video-clipes que eu gosto. Até a Rafa estragar meu top usando Coffee & TV, e pronto, surtei de novo. Mas depois de muito pensar, e considerar seriamente entrar na terapia, eis meu top 5.

5- Feist – 1234

Bem, essa escolha é no mínimo, obvia. É o equivalente do “Oh so quiet” da Rafinha, musical na mais pura essência. A música é gostosíssima, e marcou minha vida over and over again por ser a trilha sonora de 9 entre 10 testes de elenco que eu fiz no ano passado. De resto está tudo no lugar, as cores, a coreografia, a Feist (que eu nunca acerto como se pronuncia o nome) é uma beleza, simpática, e um clipe que é a minha cara.

4- A-ha – Take on Me

Esse clipe tem mais história. Além de ser um clássico, a melhor música do A-ha, quase hino dos anos 80, ele é foda até hoje. Ok, ok, determinados elementos ficaram meio trash, ultrapassados, but a true soul can see past this. Eu lembro especificamente de assistir esse clipe no segundo grau, com meus amigos aficcionados por rock dos anos 80, e que primeiro me introduziram ao verdadeiro rock com AC-DC, Guns, Van Halen, e afins. infelizmente, tudo entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Ficou apenas Jump, Dance the night away, Sweet Child O’Mine (versão Sheryl Crowe) e A-Ha. Isso que chamo de tiro pela culatra. Mas esse clipe ainda é bem foda.

3- Bjork – Hunter

Se alguém me conhece, deve estar se perguntando o que Bjork faz nesse top. Cadê Beyoncê, Lady Gaga e afins. Pois é, a questão desses pops é que são muito efêmeros. Tirando o Michael Jackson (que nunca me marcou, mas eu entendo que tinha toques de genialidade), e o numero um desse top, todos eles meio que vêm e vão. São tão bons quanto seus últimos clipes, porque a bem da verdade, muito em breve você esquece deles, mesmo eles tendo sido martelados na sua cabeça over and over again. Por isso escolhi Bjork, que apesar de não ser minha cantora favorita, visualmente é fooooda demais. Esse clipe então… nem sei explicar. Tem alguns que falam com você de uma forma diferente, e esse, pode não ser o melhor nem o pior, mas é o meu clipe da Bjork. Eu acho que é por causa do urso, mas isso é papo pra terapia.

2- Gnarls Barkley – Who’s Gonna save my soul

Bem, esse clipe me ganhou totalmente pela originalidade, genialidade, estilo, e muito pouco pela música. É como se resumisse um término de relacionamento e todas as suas ramificações (embora de tão resumido possa parecer um cliché) em menos de 4 minutos. E não resisto ao coração cantando, é foda demais.

1- Madonna – Frozen

Bem, tinha que ter alguém mega pop por aqui, né? E Madonna provavelmente é a artista que melhor se expressou visualmente. Tinham vários clipes dela que mereciam estar aqui, Like a prayer, Express yourself, Vogue, todos muito importantes na sua época e com verdadeiras revoluções bla bla bla. Mas a verdade é que eu nunca vivi essa parte, então tenho que julga-los com o distanciamento de alguém cujo primeiro CD que realmente ouviu dela foi Ray of Light, e esse realmente me impactou. Frozen não é apenas visualmente muito bem resolvido, como a música é foda, representa um marco na carreira dela a meu ver e é a melhor música daquele CD (and that is saying something). Eu realmente acho que foi ali que a Madonna deixou bem claro que ela transitaria muito bem por todas as décadas, que ela saberia mudar, se adaptar e se tornar relevante sempre que quisesse, que sabia mudar sua imagem, sua postura, e que o pop estava em boas mãos. Tá quase na hora dela fazer algo assim de novo, e não duvido nada que daqui a alguns anos ela apareça com algo totalmente inovador.

Bônus Especial – Backstreet Boys – Quit Playing Games with my Heart

Ok, ok, tinha que ceder um poquinho ao mundo pop. Mas se tem algum clipe que me marcou na adolescência, talvez tenha sido esse. Foram horas e horas trancando no banheiro refletindo sobre a estrutura, o estilo, as cores, movimentos de câmera… e porque diabos o Nick e o Brian não tiram a camisa? Está calor, estão todos suados, tudo molhado, é incompreensível, um dos grandes mistérios da indústria fonográfica. Sou grato até hoje a Cultura Inglesa por ter me apresentado esse vídeo.

4 respostas a Top 5 – Vídeos preferidos (Fil’s Version)

  1. Adorei amore. E esse do Gnarl SEMPRE me lembra você! Tb adorei a escolha da Feist baseada no teste de elenco, hahahaha, a sua cara.

    Mas vou dizer: faltou LADY GAGA! hihihi. Sei que a Madonna é a rainha abelha da parada, e mereceu o 1º lugar, mas eu acho que Lady Gaga vai marcar sim no mínimo pela revolução videoclíptica. Sem contar que Paparazzi tem meu gostoso-mor, rs. #prontofalei

    E pensar que vc poderia ter se tornado um roqueirinho. Mto “NOT” mesmo amore. Vc é pop, live with it! hehehe

    Desculpe ter usado o Coffee and Tv, mas me marcou MTO tb. Eu queria esmagar aquela caixa de leite foforosa da porra😀

    Me surpreendeu a Björk, porque apesar de ser a foda-mor, não imaginava ela entrando num top seu. Tinha que ser o clipe do ursinho, though, e não os das robôs fêmeas se pegando em All Is Full Of Love. hehehe

    :***

  2. Dennis diz:

    AMO take on me, lembro desse clipe tipo desde q o mundo é mundo…

    mas vou dizer q quit playing games sempre me chocou, achava mto explanado d+, me batia 1 pudor tijucano q eu nao sei d onde vinha… hj em dia q eu conheço o clip d do what you like do take that, acho esse daí pinto, se vcs nunca viram, VEJAM, tem esfregão na bunda e tudo!

  3. ftostes diz:

    E eu achando que esfregão na bunda era alguém se esfregando… tão inocente de minha parte. hrsrsrs

Deixe uma Resposta

