Top 5 – Momentos “Antes do amanhecer/ Antes do pôr-do-sol”

Faz tempo que não postava um top 5 aqui no blog, não é mesmo amiguinhos. Então resolvi aproveitar dois filmes que estão super frescos na minha memória já que reassisti duas vezes nas últimas duas semanas pra fazer um top que é basicamente uma versão pódio do nosso “quotes para a eternidade”. Estou falando dos filmes Antes do Amanhecer (Before Sunrise) e sua continuação Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset), do diretor Richard Linklater, e também dos seus protagonistas Ethan Hawke e Julie Delpy (que estão simplesmente perfeitos e tem uma química rara). Duas pérolas do cinema que basicamente criaram um gênero próprio e muitas vezes copiado ou adaptado, como é o caso do filme chileno Na cama, que por sua vez criou um novo hype de filmes envolvendo sexo e bate-papo (o plágio tosco brasileiro Entre Lençóis, e o novo filme de Julio Medem, Habitación en Roma – que estou aguardando ansiosamente e já postei aqui).

Acho que esses dois filmes estão no meu top tops da vida, e é impressionante como acho que eles revelam muita coisa sobre uma pessoa. Eu sempre acho que sei um pouco mais sobre as visões românticas de alguém quando essa pessoa me diz qual dos dois filmes prefere, quase como o Jesse analisando as opiniões dos jornalistas no começo do segundo filme. Quando preferem o primeiro filme sempre acho que são pessoas românticas, que acreditam em amor eterno, são idealistas, e gostam de filmes como O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Já os que preferem o segundo filme são pessoas extremamente racionais, que sabem que relacionamentos são finitos, e por isso mesmo morrem de medo de um terceiro filme que revele que aqueles dois personagens não ficaram mais que o período de seis meses  a um ano juntos. Ah sim, e o “vídeo de cabeceira” deles é How To Break Up With Your Girlfriend… in 64 easy steps (nunca viu? Clica aqui). Adivinhem em qual grupo eu estou? rs.

Bom, mas vamos as minhas 5 cenas preferidas hoje. Pode ser que amanhã mude… ou não.

5. Jesse e Celine no barco para turistas (Antes do Pôr-do-sol):


Gosto muito dessa cena, porque eles começam a finalmente falar com um pouco mais de intimidade de suas vidas pessoas, dos problemas, e das frustrações. Principalmente a frustração de não terem se encontrado em Viena aquele Dezembro. Sem contar que eu realmente amo o monólogo da Celine sobre como as pessoas mudam de relacionamentos como mudam de marca de cereal, e como pra ela esquecer uma pessoa é algo sempre muito difícil, e ai ela manda uma das minhas quotes preferidas desse filme: “You can never replace anyone because everyone is made up of such beautiful specific details”. Pra relembrar, ai vai a cena na íntegra:

4. Primeiro beijo (Antes do Amanhecer):


Se você juntar os dois filmes, acho que são no total quatro ou cinco cenas de beijos, e estão no primeiro filme. Então claro que eu tinha que escolher pelo menos um desses momentos, e apesar de amar o beijo apaixonado de despedida deles na estação de trem, o meu preferido ainda é o primeiro. Os dois meio hesitantes, testando os limites, até onde podem chegar, e depois de um momento apertadinho na cabine da loja de música ouvindo Come Here da Kath Bloom, eles estão sozinhos, vendo o pôr-do-sol e quando Jesse chega devagarzinho, Celine dá uma de Celine e pergunta se ele quer beijá-la. Como eu não achei só esse trechinho, é só colocar o vídeo abaixo em 0:40. Adoro que depois quando eles estão no parque e ele fala algo muito racional ela brinca com ele, ironizando o romantismo do beijo. Fica uma coisa tão natural. A melhor coisa desses filmes é que você realmente se sente como uma mosquinha, tendo o privilégio de participar daquele momento tão íntimo daquelas duas pessoas.

3. A waltz for a night (Antes do Pôr-do-sol)


A atriz Julie Delpy compôs três musicas para a trilha do segundo filme, mas acho que nenhuma outra foi tão marcante quanto a Waltz for a night. Gosto como a música nos é introduzida, desde a conversa no parque quando ela já menciona sua paixão por compor músicas e tocar seu violão. Quando assisti o filme pela primeira vez não imaginava que em algum momento realmente iamos ter a oportunidade de ver Celine cantando, e melhor ainda, cantando uma música que se fosse mais fofa provocaria gestos de “vou vomitar”. Mas é simplesmente perfeito. A câmera fica parada, só observando Celine ficando vulnerável a cada acorde. A maneira como ela ri em certos momentos, ou respira fundo antes de cantar o nome “Jesse”… Ah, que vontade de ver outra vez!

2. Celine liga para sua amiga em Paris (Antes do Amanhecer)


O primeiro filme tem muitas cenas apaixonantes, mas é *nessa* cena que eu penso o quanto a Celine era apaixonante. Foi ali que eu entendi como um cara conseguiu se apaixonar completamente e passar o resto de sua vida assombrado por aquela única noite. São cenas como essa que provocam uma sensação estranha, de um calor que sobe, e te deixa muito feliz e confiante no amor. Por isso digo que as pessoas que preferem o primeiro filme são as mais românticas. Nessa cena, Celine aproveita uma simulação de ligação para uma amiga em Paris para falar um pouco de si, de como está se sentindo no meio daquela situação inesperada. Como aquele encontro está mexendo com ela, e seu medo do que vai acontecer dali pra frente. Depois o Jesse faz a mesma coisa, mas a cena é dela e não tem como não se apaixonar.

1. Jesse e Celine discutem no carro (Antes do Pôr-do-Sol)


Alguém tinha alguma dúvida de que essa seria a minha cena preferida? Acho que é a cena preferida de quase todo mundo… Até porque o “ataque” da Celine é perfeito e fala tantas coisas que passam pela minha cabeça e pela minha vida que é surreal. Acho que é assim com todo mundo, principalmente quando ela diz “The concept is absurd. The idea that we can only be complete with another person is evil! Right?”. Pra mim esse é um dos maiores males das histórias românticas, e é completamente evil mesmo. Por isso eu acho romances como esse tween Crepúsculo tão perigosos para a cabeça de meninas que passarão o resto de suas vidas nessa busca enlouquecida pelo “the one”. Mas ok, voltando ao filme bom (rs) eu realmente gosto de como ela tem o seu meltdown e ele fica completamente perdido, principalmente quando ela confessa ter mentido sobre não lembrar de quando fizeram sexo no parque. E ai ele começa a revelar o caos que está sua vida, a saudade que ele sente daquela francesa que mexeu tanto com ele no intervalo de uma única noite. Quando ele revela os seus sonhos e vemos Celine tentativamente esticando a mão pra passar no cabelo dele… ain! Sério, essa cena é simplesmente perfeita!

**

Faltaram várias né? Mas ok, tinha que escolher cinco e foram essas. Mas eu poderia facilmente ter colocado quando ela abraça ele no segundo filme e diz “I want to see if you stay together or if you dissolve into molecules”, ou a cena em que a mulher estranha lê a mão da Celine no Amanhecer ou quando os dois estão no parque debatendo se devem ou não fazer sexo. São muitas e muitas cenas que ficam na memória. Amo amo amo.

10 respostas a Top 5 – Momentos “Antes do amanhecer/ Antes do pôr-do-sol”

  1. Flora diz:

    Um top 5 perfeito! e tenho dito.

  2. Zuzu diz:

    A Julie Delpy a beira de um carinho é sem dúvidas uma das cenas mais marcantes do segundo filme pra mim.

    Faltou o “-Baby, you’re gonna miss the plane””-I know.”!

    • I knowwwwwww! Eu ia colocar no lugar de “A Waltz for a night”, mas achei que a música era tão marcante também. E faz parte de um mesmo momento, então era uma ou outra. Mas certamente foda. Amo. Sutil e ao mesmo tempo NOT!

  3. Debinha diz:

    eu nunca consegueria fazer esse top 5. #prontofalei
    parabéns, rafinha!
    eu NUN-CA conseguiria escolher apenas 5 cenas desses 2 filmes…

  4. carol diz:

    Esses filmes mexem demais comigo. Especialmente o segundo – e não é que eu caibo na sua descrição das pessoas que gostam mais do segundo filme? Também tô sempre revendo. E sempre me apaixonando e refletindo e me apaixonando de novo…❤

  5. Luca diz:

    é dificil escolher o top 5 pra isso, mas aquela cena do mendigo poeta ou aquela que eles estão ouvindo come here de kathi bloom é muito bom também.Acho q dessa sua lista eu só não colocaria o beijo na roda gigante. Agora concordo totalmente com o primeiro lugar, é uma das melhores cenas de filmes que já vi em toda minha vida, as vezes revejo só essa parte.

  6. João diz:

    É interessante a conexão entre os dois filmes justamente na parte que a Celine tenta tocar o cabelo do Jesse no segundo filme, porque no primeiro filme Jesse tenta fazer a mesma coisa com Celine quando os dois estão no ônibus.

  7. You could definitely see your enthusiasm in the work you write.
    The world hopes for even more passionate writers like you who
    are not afraid to say how they believe. All the time follow your heart.

  8. Natalia Coral diz:

    São as minhas cenas favoritas também, os diálogos desses filmes são incríveis, meus filmes de romances preferidos! Acho que não tem tanto a ver com qual dos filmes é mais romântico ou realista, na verdade tem a ver com a época/fase da vida em que os personagens estão passando. O primeiro retrata bem a juventude, quando somos jovens e inocentes e ainda acreditamos no amor. O segundo é uma visão mais cansada dos relacionamentos, mais realista, sem idealizações e mais pessimista do amor. O terceiro é uma visão mais cotidiana do amor. De como eles não estão mais apaixonados, porque já passaram muito tempo juntos e estão acostumados com a convivência, porém tem uma relação mais sólida mesmo que sem a paixão do primeiro filme. É super legal ver a evolução dos dois nos três filmes, de forma realista. Melhores filmes de romances que eu já vi!

Deixe uma Resposta

