Drive e Positivamente Millie – O começo de 2013

Escolhi dois filmes muito interessantes e completamente diferentes para começar meu ano. O primeiro foi um dos maiores sucessos de crítica de 2012, “Drive”, filme que passei a virada devendo. Bad cinéfilo! O outro é um musical delicioso com a Julie Andrews, “Positivamente Millie”.

Drive (idem), de Nicolas Winding Refn – 2011

Image

“Drive”, de Nicolas Winding Refn

Confesso que não conheço muito bem esse diretor… Lembro de ler sobre “Valhalla Rising” e só. Mas ele realmente me surpreendeu bastante. Não é a toa que ele ganhou o prêmio de direção em Cannes. Cada frame desse filme parece meticulosamente bem escolhido. Personagens bem construídos, o Ryan Gosling continua sendo um dos melhores atores da atualidade, além de ser um tesão. Uma cena especificamente me marcou, pela forma como foi construída, e brilhantemente editada, dirigida, fotografada e atuada, quando um capanga entra no elevador com a Irene (Carey Mulligan, outra que teve um ano brilhante, fenomenal aqui e em Shame) e o Driver (Gosling, já disse que tá um tesão?). Acho que essa cena resume bem os personagens, a humanidade que Irene traz ao motorista, a violência que ele parece não querer usar, mas que parece ser inerente a sua vida. Também tenho que destacar a trilha desse filme, que é bem foda. E o elenco coadjuvante, só feras. Comecei bem o ano. Nota: 9,0

Positivamente Millie (Thoroughly Modern Millie), de George Roy Hill – 1967

Positivamente Millie

Assistir filme que ainda desconhecia da Julie Andrews é sempre um prazer. Acho que entre todas as divas de musicais, ela é a que tem uma das vozes mais “gostosas”. Acho doce, agradável, mesmo nos tons mais agudos. Acho que até a Wicked Rafa deve concordar com isso. Esse filme, engraçado, eu tinha ouvido falar mais pela peça. Eu sabia que a Sutton Foster, uma atriz que eu adoro, tinha feito uma versão e ganhado o Tonny por ela. Depois eu a assisti em Shrek e Anything Goes, e me apaixonei completamente, principalmente pelos números de sapateado. Mas achei que, como é a ordem natural das coisas, antes do filme de 67, já existisse a peça, e a Foster estivesse apenas em mais um Revival, como tanto acontece. Fiquei surpreso de descobrir que o filme é na verdade “original”, ou que não havia uma peça prévia na Broadway, e que as principais músicas foram compostas para o filme, e outras arrebanhadas da época em que a história se passa. Living and learning, né? O filme é uma graça, mas podia ter 1h a menos. Ele acaba se arrastando bastante, e bem desnecessariamente. E interessante ver o tema do tráfico de mulheres, tão “atual” na novela das 20h, ser retratado tanto tempo atrás. O filme é bobinho, mas tem umas atuações tão deliciosas… Julie Andrews deveria ter sido obrigada a fazer 1 filme por ano, nem que fosse coisa ruim. Assistir ela cantando me dá brilho nos olhos. Ela está ligeiramente careteira aqui, mas o filme pede. E perto da Carol Channing, ela está quase estóica. Difícil vai ser entrar em um elevador e não lembrar do número delicioso de sapateado de Andrews e Mary Tyler Moore. E não ficar imaginando que maravilha deve ter sido isso com Foster nos palcos. A “leveza” da história me lembrou um pouco os musicais mais antigos, coisas com músicas do Cole Porter, como o próprio “Anything Goes”. E também me diverti bastante vendo a dança da tapioca. ou começar uma campanha ela ser a dança do verão! Nota: 6,5

2 respostas a Drive e Positivamente Millie – O começo de 2013

  1. Rafinha diz:

    OMG! Você realmente reativou o Wicked Twins🙂 Que lindo, caiu até uma lágrima quando vi o email… rs

    E finalmente assistiu DRIVE! Filmaço. Bom demais… Pra mim os 3 melhores de 2011: Drive, Shame e Tomboy. A ordem que não sei, mas foram os 3 melhores daquele ano. De 2012 tenho vergonha de fazer top porque não estou nada cinéfila:/

    Vou ver se me animo a reavivar isso aqui com você😉

  2. ftostes diz:

    Eeeeee, reaviva sim! Eu quero ver pelo menos o Tomboy e o Separação antes de fazer qualquer top! Vou ver se sai um desses hoje e outro amanha. Hoje de tarde é dia de De pernas pro Ar 2. Quem sabe amanhã tem uma review aqui, né?

Deixe uma Resposta

