Crítica: De Pernas pro Ar 2

"De pernas pro ar 2", de Roberto Santucci

“De pernas pro ar 2”, de Roberto Santucci

Sinto dizer, mas “De pernas pro ar 2” é ruim. Isso não significa que você não vá gostar. Aliás, o cinema todo estava se mijando de rir, incluindo minha Wicked Family. Não é ruim-que-vergonha-alheia, mas parece feito das pressas, como se o roteiro nunca tivesse passado por um segundo tratamento, sem polimento, sem necessidade de fazer a história encaixar. A meu ver, tinham a seguinte ideia: Alice (Ingrid Guimarães) vai surtar (muitas piadas de humor físico. Hey, ela pode cair numa vagina!) e ir pra rehab, onde teremos mais piadas de humor físico. Depois ela podia aprontar muito em NY, onde teremos mais muitas piadas, agora no estrangeiro (lembra a cena de Uma Babá quase perfeita, com o Robin Willians ficando bêbado frequentando duas mesas diferentes e no final descobrem seu disfarce, e a vida dupla que ele levava? Quero algo assim!). E no final pode rolar uma dúvida se ela fica ou não com o marido, e a gente põe um beijo cinematográfico pra fechar. Juntaram todos esses post-its e deram pra um estagiário preencher os espaços entre as cenas, e pronto, assim nasceu o filme.

Não que o filme seja de todo ruim. Tem algumas decisões muito interessantes tomadas pra essa sequência. Por exemplo, diminuíram a participação da Maria Paula, que agora só estraga o terço final. Mas como No good deed goes unpunished, tascaram um Eriberto Leão (péeeeessimo, principalmente quando tem que falar inglês). Pra não ser totalmente injusto com o ator bonitinho desprovido de talento, o personagem dele é um perfeito 2 de paus. O roteiro precisa de alguém pra competir com a Alice na Rehab? Hey, temos o Eriberto. Precisamos de alguém pra servir de tradutor na reunião com os investidores, será que o Eriberto está livre? E a Marcela, coitada, tá sem namorado, Eriberto, topa mais uma semana de filmagem? Mas como vamos separar Alice do marido? Eriberto, cadê meu café? Não sei se foi minha falta de paciência do final do filme, onde ele muda de função basicamente a cada cena em que participa, sem se preocupar de evoluir a história junto, foi o que mais me incomodou. Em um momento vemos Marcela agarrar o cara, contra a vontade dele. Na próxima vez que ele aparece, ele diz que “terminou com a Marcela”. Mas em que momento eles namoraram? Pra piorar, Maria Paula, sempre ela, aparece e se diz apaixonada pelo Leãozinho como nunca esteve na vida, mas que ele lhe deu um pé na bunda. Isso tudo durante uma estada em NY, aparentemente eterna.

Pra piorar, o diretor não tem muito timing cômico, e somado a uma edição bem fraca, frouxa mesmo, faz com que nem a Ingrid Guimarães salve. Sem diretor, roteiro ou edição, não tem ator que salve, por mais bem intencionado que seja. Enquanto todas as comédias brasileiras com potencial de fazer grana forem dirigidas por Santucci e Alvarenga, vai ficar difícil pra eu rir no cinema. Por um 2013 com mais risadas de qualidade. Nota: 2,0

PS: Pra quê trazer a Tatá Werneck pro filme se não vão usa-la? Micro participação, e parece que deve ter sido mais divertida nos bastidores do que o que está na tela. Talvez tenhamos bons extras no DVD.

3 respostas a Crítica: De Pernas pro Ar 2

  1. Rafinha diz:

    Eu gosto mais do 2 que do 1 eu acho… Minha nota seria melhor que a sua, brother dear. Das comédias nacionais recentes, essa pra mim foi a melhor. Melhor que Até que a Sorte, E aí comeu, e Penetras (obviamente)

  2. Rafinha diz:

    Mas ainda precisamos escrever nosso roteiro comédia tentando fazer algo mais argentino, mas que ainda dê dinheiro. Difícil! rs

  3. ftostes diz:

    Nem me fale, né? Ainda coloco como melhor que Cilada.com. Mas eu ainda prefiro o 1. O acabamento é pior, mas é mais escrachado. Pra dar esse acabamento no visual, tinham que melhorar muito mais o roteiro…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: